Pavimentação com plástico reciclado para estradas mais sustentáveis.

Por redação Wavin.

6/09/2021

A primeira ciclovia de plástico do mundo na Holanda registrou sua milionésima travessia em 26 de maio de 2020.

Em 2018, o PlasticRoad, feito de resíduos plásticos reciclados, foi uma estreia mundial. Após mais de um ano e meio de testes, aprendizado e desenvolvimento contínuo em um design adequado para a produção industrial, a tecnologia agora está pronta para ser lançada no mercado. A fabricação industrial da PlasticRoad terá início no primeiro trimestre de 2021.

Os resultados dos dois projetos-piloto de ciclovias em Zwolle e Giethoorn são tão positivos que agora é hora de dar o próximo passo. O PlasticRoad provou ser capaz de lidar com cargas pesadas, oferece uma solução eficaz para o gerenciamento de água com fortes precipitações e períodos de seca e se mantém em uma ampla gama de condições.

As pessoas por trás da iniciativa PlasticRoad estão excepcionalmente satisfeitas com os resultados do projeto piloto e esperam ver o primeiro elemento PlasticRoad sair da linha de produção. Marcel Jager e Anne Koudstaal, da equipe da PlasticRoad, falam sobre o projeto: “Trabalhando em conjunto com nossos clientes, provamos que nosso conceito circular inovador – uma estrada pré-fabricada com base em plástico reciclado – é viável na prática. Uma iniciativa que começou em 2018 com dois projetos-piloto agora está pronta para produção industrial – um feito do qual estamos extremamente orgulhosos. ”

Ciclovia circular – Os resultados de dois projetos-piloto de ciclovias de 30 metros na Holanda mostram que é possível construir estradas com resíduos de plástico reciclado. Cada piloto contém cerca de 1.000 quilos de plástico reciclado, o equivalente a 218.000 copos plásticos. A versão piloto do PlasticRoad já reduziu as emissões de CO₂ em cerca de 50 a 70% em comparação com as ciclovias convencionais feitas de asfalto ou lajes de concreto. E no ano que vem, esse percentual tende a aumentar ainda mais quando o projeto finalizado for levado à produção industrial. E mais: as características circulares do produto finalizado foram otimizadas com o desenvolvimento do projeto estrutural da estrada – uma conquista que foi confirmada por uma auditoria circular independente.

Forte e robusto – No momento da instalação, ambas as estradas de teste em Zwolle e Giethoorn foram equipadas com sensores que permitiram o monitoramento 24 horas por dia, 7 dias por semana do uso e do ‘comportamento’ do produto. A conclusão mais importante que pode ser tirada dos dois projetos-piloto é que o PlasticRoad também pode lidar com tráfego pesado. Ficou claro a partir de testes práticos e dados que o PlasticRoad também é compatível com cargas mais pesadas, como caminhões de lixo e veículos de manutenção. Outras melhorias no design significam que a versão definitiva será mais robusta e 2,5 vezes mais forte do que as seções de teste estabelecidas em Zwolle e Giethoorn. Isso torna o PlasticRoad adequado para aplicações como estacionamentos, e a equipe já está preparando o primeiro projeto piloto para esta aplicação específica.

Fonte: Wavin.com

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1 comentário em “Pavimentação com plástico reciclado para estradas mais sustentáveis.”

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