Por: Airton Nóe Araujo da Silveira. ( Eng. Ambiental )
27/10/2021
Os objetivos de desenvolvimentos sustentáveis, ODS, vem de encontro a constante necessidade de que a humanidade possui, que é de como continuar coexistindo com o planeta, sem agredir e prejudicar o mesmo, e sempre pensando em como deixaremos nossa casa para as futuras gerações.
Não podemos deixar de fazer uma breve reflexão com este comentário anterior, pois ele ajudará a compreender um pouco melhor quando começamos a observar e entender os ODS de forma separadas e conforme as suas metas distintas. Pois todas estas metas visam buscar um equilíbrio e uma forma mais consciente de como as populações mundiais podem crescer e ter mais qualidade de vida. Se observarmos todas as metas criadas, podemos notar uma particularidade entre elas, que é a interligação que existe entre elas, pois há várias dependências de fatores entre elas que se envolvem para que possam acontecer.
Na ODS 9, é uma meta que relaciona a indústria, inovação e infraestrutura, e é bastante ampla, pois foca fortes pilares de desenvolvimento que são necessários para geração de renda, crescimento e suporte para diversas outras metas acontecerem. A indústria vem sendo criadora de soluções, mas também geradora de graves problemas, tanto como sociais, quanto em relação a problemas ambientais.
Por isso essa ODS é importante para fomentar informações e divulgar bases de conhecimentos que sejam positivos e relevantes para que governantes, entidades e cidadãos possam entender e aderir a costumes e métodos mais sustentáveis perante as indústrias, tanto como participações diretas, como também as indiretas, como por exemplo, de pessoas envolvidas em causas exemplares, que tem seus sistemas e ideias seguidas por empresas e outras organizações, como campanhas e formas de comportamento.
A sustentabilidade das industrias, é mais que uma necessidade para o planeta e para a sociedade, pois são formadoras presentes do desenvolvimento das populações, e também são portadoras em muitos casos, de um enorme potencial poluidor e gerador de problemas sociais. Para isso é necessário inovar, já que os métodos que não são mais considerados desadequados, devido os resultados negativos ao decorrer do tempo que vem ocorrendo, e que hoje servem para reflexão e exemplo que é necessário mudar e se reinventar estes.
Vários processos e formas, que não são mais cabíveis de se prosseguir, conforme estamos compreendendo o que aconteceu, precisam mudar. Para isso, precisa-se de respaldos técnicos e conhecimentos para dar base para aqueles que podem exercer comandos e governanças significativas, possam utilizar estas referências como consultas e diretrizes.
A infraestrutura, é um pilar para as demais metas acontecerem, pois se não há a infraestrutura adequada para um determinado aspecto desejado a alcançar, este será mais difícil de se conseguir. Não se trata somente da questão de se dar suporte e condições adequadas a população, empresas e entidades, mas sim, estes conjuntos de fatores necessários, sendo fornecidos com qualidade e sustentabilidade. Por isso se faz tão necessário a inovação que deve ser constante para a evolução de vários conceitos e métodos a adotar.
Os parâmetros mencionados pela ODS, serve para que se repense o que e como está se fazendo, para que se cumpra as necessidades, e para indagar na mente dos envolvidos que se fomente a questão de como que seria possível melhorar tal aspecto para se alcançar equilíbrio com esta meta.
Muitas vezes, olhamos várias indústrias que são poluidoras como se fossem entidades do mau e que visam destruir o planeta, porém não paramos par pensar que se ela existe, é porque há consumidores do que vem de lá, e que em inúmeras vezes, somos consumidores de certos resultantes de produtos e serviços, e que nem nos passa na cabeça de como é que foram feitos certos produtos, ou em quais condições de criação que se fez necessário. Pensando por este lado, somos também responsáveis pelos produtos e serviços que consumimos.
Esta meta 9, e também as demais, podem servir para nós como cidadãos, para aderir e compreender as mensagens e finalidades presentes para as quais foram criadas, e ao colocamos em mente, e na prática estes fundamentos, conseguimos ver que é possível proceder e viver de formar mais sustentáveis e com maior respeito ao meio ambiente, mesmo que com pequenos gestos, mas sendo uma ferramenta ativa e efetiva, que gera e perpetua as mudanças do dia a dia.
O intuito também desejado no tema infraestrutura, é que aconteça uma evolução na criação de estruturas mais resiliências para que aguente mais as adversidades, e que sejam mais duráveis, e desta forma consequentemente, mais sustentáveis.