16 tipos de fonte de energia. Você conhece todas estas fontes?

 

Por: Airton Noé Araujo da Silveira. ( Eng. Ambiental )

30/01/2022

Energia heliotérmica

Este tipo de energia, é obtida pela concentração de calor solar, que é captado e direcionado por conjuntos de espelhos ou refletores, que direcionam este para uma espécie de torre, que contém um fluído que consegue armazenar altas temperaturas.

Este calor obtido, é acumulado e aquece o fluído da torre, que está ligado a um sistema que gera vapor e movimenta turbinas geradoras de eletricidade.

Após o vapor movimentar as turbinas, ele segue para um sistema de condensação, para passar novamente para a fase líquida, e retornar ao sistema. Uma vantagem deste sistema, é o fato de que é possível armazenar parte do calor solar, para usar na geração de energia em momentos que o calor do sol não está tão intenso.

Esta fonte de energia é considerada limpa, já que não gera gases nocivos ao meio ambiente. Uma desvantagem que é possível citar sobre este sistema, é que ele pode ser prejudicial para aves migratórias. Dependendo do local de instalação, já que o sistema produz forte reflexo luminoso, pode cegar as aves ou desorientar elas.

Imagem: Tipos de sistemas heliotérmicos. Fonte: IEA

Energia solar

Obtida através da luz do sol, que ao incidir sobre painéis solares, é transformada em eletricidade por estas placas.

Há sistemas off grid, que são sistemas onde há um circuito fechado de geração de energia, com armazenamento em baterias e sem ligação com a rede de alimentação de alguma concessionária de energia.

E há sistemas on grid, onde os painéis solares e o sistema de geração, estão conectados com alguma concessionária, onde a eletricidade é injetada nesta rede, quando há energia excedente além do necessário para o abastecimento em que está focada.

A energia solar é considerada como uma fonte limpa, por não emitir poluentes e está avançando bastante em todos os países.

Imagem: Tipos de sistemas fotovoltaicos. Fonte: Solarfonte

Energia termoelétrica do carvão

Este sistema de geração de energia, utiliza o carvão mineral como combustível para a queima em grandes fornos, onde o calor obtido é conduzido para sistemas que geram vapor, e fazem funcionar turbinas geradoras de eletricidade.

Este sistema é bastante poluidor, devido a queima do carvão, que é um combustível fóssil, e libera muito dióxido de carbono que vai para a atmosfera.

Este sistema tem uma tendência de ir sendo desativado com o avanço de outras fontes de energia mais limpas e renováveis. Porém ainda há muitas usinas em atividade que utilizam o carvão para complementar a matriz energética necessária.

Imagem: Exemplo de sistema de termoelétrica. Fonte: Google sites

Energia nuclear

Este tipo de energia, também conhecida como energia atômica, é obtida em reatores que produzem a fissão do núcleo de um átomo, como por exemplo o do urânio, e esta reação libera muito calor.

Através da fusão nuclear, com esta altíssima liberação de calor que é gerada, propicia o aquecimento de água, que vai ser conduzida como vapor até um sistema de turbinas que geram eletricidade.

O sistema nuclear, não gera gases poluidores para atmosfera, porém devido ao manejo de material como o urânio, gera resíduos radioativos, e o risco de acidentes é muito lembrado ainda em função do histórico acontecimento em Chernobyl.

 

Imagem: Exemplo de sistema de energia nuclear. Fonte: Educacional

Energia do biogás

O biogás é gerado pelo processo de degradação de compostos orgânicos, e é composto basicamente por uma mistura de dióxido de carbono e metano. A geração do biogás pode ser gerada em biodigestores, e devido a esta mistura ser inflamável, é conduzida a queima em sistemas geradores de vapor, que movem turbinas gerando eletricidade.

Dejetos de locais de criações de animais, como por exemplo gado e porcos, tem um ótimo potencial para a geração de biogás.

O metano é considerado prejudicial para atmosfera por ser agente de efeito estufa, e a sua queima é interessante pois o transforma em CO2, que é menos nocivo a atmosfera e é mais fácil de ser capturado, como por exemplo por vegetais.

A utilização de biogás está presente em muitas propriedades rurais que utilizam biodigestores, e em usinas que aproveitam os gases gerados em aterros sanitários.

Imagem: Exemplo de geração de biogás em biodigestor. Fonte: Foxwater

Energia geotérmica

Também conhecida como geotermal, este tipo de energia é considerado de fonte renovável, pois é proveniente do aproveitamento do calor que vem do interior da terra.

Este calor gerado nas profundezas da terra, tem origem em camadas de magma, e aquecem grandes extensões de áreas subterrâneas, e próximo destas áreas, é que as perfurações chegam, para captação de calor.

Este tipo de energia consiste em sistemas instalados em locais, onde é possível fazer perfurações profundas onde é possível obter calor suficiente, para o aquecimento de água, para propiciar o funcionamento de turbinas geradoras de eletricidade, que utilizam vapor.

Uma desvantagem do sistema, é a possibilidade de geração de gases com características corrosivas como por exemplo, contendo ácido sulfídrico.

 

Imagem: Sistema geotérmico. Fonte: Portal Energia

Energia de piezoeletricidade

Este tipo de energia pode ser obtido através do uso de alguns materiais, que possuem características de geração de eletricidade em função de receber uma tensão ou pressão de origem mecânica, diretamente sobre este material.

Este tipo de energia, ainda não é muito difundido pois há algumas desvantagens, como dificuldades para armazenagem.

A geração da energia piezoelétrica, é bastante interessante em relação ao meio ambiente, pois não há geração de poluentes, e pode ser considerada como de fonte renovável.

Para ocorrer este tipo de geração de energia, é necessário algum fluxo de veículos ou pessoas, que se desloquem constantemente sobre um piso que tenha a confecção com os materiais piezoelétricos.

 

Imagem: Sistema piezoelétrico. Fonte: Martins, 2016

Energia eólica

A obtenção da energia eólica, pode ser obtida por diversos tipos de turbinas, compostas por estruturas como pás, que com a incidência do vento, giram em um eixo ligado a sistemas de aerogeradores de eletricidade.

Há diversos formatos e tamanhos de aerogeradores, mas o princípio é o mesmo, que rege o aproveitamento do vento para girar uma estrutura composta, para fazer funcionar o sistema.

É considerada como energia limpa e de fonte renovável, e é bastante difundida em muitos países.

Uma desvantagem que há nestes sistemas, se dá em função da morte de quantidades de aves que colidem com estas estruturas dependendo da localização destes equipamentos.

 

Imagem: Exemplo de sistema eólico. Fonte: Engenheiro na Web

Energia hidrelétrica

É obtida através do aproveitamento de fluxos de água das correntezas de corpos hídricos, que são conduzidos até turbinas que ao girarem movimentam sistemas de geração de eletricidade.

Este meio de obtenção de energia é bastante utilizado em todo o mundo, onde não há escassez hídrica. Esta fonte de energia é considerada limpa, pois é obtida do manejo de um recurso renovável que é a água.

Uma desvantagem deste sistema, é que em função da necessidade de alagar grandes áreas para fazer as barragens, ocorrem possíveis danos sociais e ambientais. E também após o alagamento destes locais, se houver grande quantidade de vegetação, ocorre ainda por um determinado tempo, a geração de gás metano em função da decomposição destes materiais orgânicos.

Imagem: Exemplo de usina hidrelétrica. Fonte: Wikipedia

Energia da biomassa

No contexto de geração de energia obtida da biomassa, ocorre o aproveitamento de materiais orgânicos restantes de processos produtivos. Podemos citar como por exemplo, o bagaço de cana, que resta após ocorrer o processo de extração das substâncias que a indústria deseja aproveitar.

A biomassa é conduzida para queima em fornos para possibilitar a geração de calor, que será utilizado em sistemas de geração de vapor, para movimentar turbinas geradoras de eletricidade.

Há diversos tipos de biomassa, além do bagaço mencionado, como por exemplo, cascas de cereais ou frutas, restos de madeira e serragem, carvão vegetal, entre outros materiais.

A vantagem deste sistema é o reaproveitamento de restos de materiais para uso energético, porém há um lado negativo que está ligado a geração de material particulado no ar, gases nocivos e gases de efeito estufa.

Imagem: Exemplo de sistema gerador com uso de biomassa. Fonte: Energes

Energia maremotriz

Para obtenção de energia maremotriz, também conhecida como ondomotriz, se utilizam equipamentos que ao se movimentarem como a força exercida pelas marés, aproveitam esta força cinética para mover geradores de energia elétrica.

A energia potencial também está presente para mover o sistema, já que as marés também proporcionam movimentos contínuos de levantar e abaixar, a parte móvel do equipamento que está em contato com a água.

Estes equipamentos precisam ficar nas margens do mar, onde há incidência da movimentação costeira da água.

As vantagens do sistema estão ligadas a geração de energia limpa, sem geração de poluentes, resíduos ou gases. Porém há desvantagens que são sobre o alto custo de manutenção e instalação dos sistemas.

 

Imagem: Exemplo de sistema maremotriz. Fonte: Canal Educação

Energia das correntes oceânicas

Este tipo de energia é obtido por meio de sistemas geradores de eletricidade, compostos por turbinas, e equipamentos por partes confeccionadas para se movimentar, com a força imposta pelos fluxos de água que se deslocam nas correntes oceânicas.

Estes equipamentos ficam dentro do mar, onde é propício para receber as forças das correntes de água. Alguns modelos ficam submersos no mar, e outros modelos ficam mais na superfície.

É um tipo de energia limpa, porém há um alto custo de manutenção e instalação dos equipamentos.

Imagem: Exemplo de sistema gerador de energia, que aproveita as correntes oceânicas. Fonte: Biologiaparavida / Unisanta

Energia do hidrogênio

O hidrogênio é bastante abundante no planeta, e pode ser utilizado em motores a combustão, cujo funcionamento acione sistemas de geração de eletricidade.

É possível também obter eletricidade com a utilização de células de hidrogênio, que são sistemas que combinam o hidrogênio e o oxigênio gerando eletricidade, e também moléculas de água.

Sistemas com o uso de hidrogênio são altamente promissores, pois são relativamente eficientes e não geram algum tipo de poluição.

 

Imagem: Exemplo de sistema que utiliza hidrogênio para geração de energia.

Fonte: Portal Energia

Energia do biodiesel

O biodiesel pode ser extraído de óleos vegetais e também de gorduras de animais.

Este combustível pode ser aplicado em motores a combustão para geração de energia mecânica, ou para movimentação de geradores de eletricidade.

O biodiesel é biodegradável, e é de fonte renovável.

Uma vantagem da queima deste combustível é que gera menos CO2, que se comparada com a queima de diesel de origem do petróleo. Porém esta geração de CO2 com a queima, ainda é um problema nas emissões atmosféricas.

 

 

Imagem: Exemplo de gerador de energia movido a biodiesel. Fonte: Industria Hoje

Energia do etanol

O etanol pode ser extraído pelo processamento de cana de açúcar, que é a fonte mais utilizada, mas pode ser extraída também do milho, beterraba, mandioca ou batata.

O etanol também é empregado em motores a combustão para geração de força mecânica, ou para promover o funcionamento de geradores de eletricidade.

A queima do etanol é menos poluidora que a da gasolina ou diesel, e é considerada uma energia limpa pois é proveniente de fontes renováveis.

Imagem: Exemplo de gerador movido a etanol. Fonte: Miniusina

Energia do petróleo

Representante responsável por possibilitar a geração de muitos subprodutos, como a gasolina, óleo diesel, querosene, entre outros, o petróleo é de origem fóssil. A queima de alguns de seus subprodutos tem um alto potencial energético, devido as características muito interessantes de combustão.

Os combustíveis derivados do petróleo, mundialmente conhecidos por movimentar amplamente a frota de veículos de transporte ou carga, movidos a motores a combustão, são responsáveis por altas taxas de emissões de poluentes na atmosfera.

Estes combustíveis também são empregados em motores a combustão, que fazem funcionar geradores para obtenção de eletricidade.

Imagem: Exemplo de gerador de eletricidade que utiliza diesel. Fonte: Alugagera

Spread the love

4 comentários em “16 tipos de fonte de energia. Você conhece todas estas fontes?”

    1. Olá. Fico muito grato com seu comentário. Vamos continuar trabalhando com conteúdos úteis e relevantes que ajudem de alguma forma na conscientização de preservação ambiental. Muito obrigado!

  1. Parabéns pelo trabalho. Hoje o 5ºano da EMEF São Judas Tadeu pesquisou sobre alguns tipos de fonte de energia que não havíamos estudado. Muito obrigada!

    1. Olá. Fico muito grato com seu comentário. Vamos continuar trabalhando com conteúdos úteis e relevantes que ajudem de alguma forma na conscientização de preservação ambiental. Muito obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *