Por: Supermarketnews
11/04/2021
O impacto da pandemia eleva o mercado de produtos orgânicos para mais de US $ 60 bilhões, afirma a Organic Trade Association.
As vendas de produtos orgânicos nos EUA aumentaram 12,4% em 2020, quebrando a marca de US $ 60 bilhões pela primeira vez e mais do que dobrando o crescimento do ano anterior, de acordo com a Organic Trade Association (OTA).
As vendas de alimentos orgânicos e não alimentícios totalizaram US $ 61,9 bilhões no ano passado, saltando para um crescimento superior a 5%, para US $ 55,1 bilhões em 2019, disse a OTA na terça-feira ao divulgar sua Pesquisa da Indústria Orgânica de 2021.
As vendas de alimentos orgânicos aumentaram 12,8% para US $ 56,5 bilhões em 2020, bem acima do ganho do ano anterior de 4,6% para quase US $ 50,1 bilhões.
Enquanto isso, as vendas de produtos orgânicos não alimentares – representando 8,8% das vendas totais de produtos orgânicos – chegaram a US $ 5,4 bilhões em 2020, um aumento de 8,5% em relação a pouco mais de US $ 5 bilhões em 2019, quando o segmento cresceu 9,2%.
A última vez que o mercado de produtos orgânicos dos EUA teve um crescimento de vendas de dois dígitos foi em 2015, quando as vendas aumentaram 11,3% ano a ano, fechando quatro anos consecutivos de aumentos de dois dígitos, mostram os dados da OTA.
“As compras de produtos orgânicos dispararam conforme os consumidores escolhem produtos orgânicos de alta qualidade para alimentar e nutrir suas famílias”, disse Laura Batcha, CEO e diretora executiva da Organic Trade Association, com sede em Washington, DC, em um comunicado.
“A pandemia causou mudanças abruptas em todas as nossas vidas. Comemos em casa com nossas famílias e geralmente preparamos três refeições por dia ”, explicou ela.
“Alimentos bons e saudáveis nunca foram tão importantes, e os consumidores têm procurado cada vez mais o rótulo orgânico [USDA].”
No ano passado, nos Estados Unidos, quase 6% de todos os alimentos vendidos eram certificados como orgânicos, observou a OTA.
Os produtos frescos lideraram o caminho, com as vendas de frutas e vegetais orgânicos crescendo 11%, para US $ 18,2 milhões em 2020, de acordo com a pesquisa, produzida para a OTA pelo Nutrition Business Journal.
As vendas também aumentaram em frutas e vegetais congelados e enlatados, com vendas de alimentos congelados crescendo mais de 28%.
Incluindo produtos congelados, enlatados e secos, as vendas totais de frutas e vegetais orgânicos totalizaram mais de US $ 20,4 bilhões em 2020. A OTA disse que mais de 15% de todas as frutas e vegetais agora vendidos nos Estados Unidos são orgânicos.
Como em outros segmentos da indústria de alimentos, o crescimento das vendas de alimentos orgânicos foi impulsionado pela estocagem das despensas dos consumidores após o surto de COVID-19 no início de 2020, apontou OTA.
Isso desencadeou um ressurgimento nacional da panificação, elevando as vendas de farinha orgânica e produtos de panificação em 30%.
Da mesma forma, as vendas de produtos de “suporte de refeição” aumentaram à medida que mais consumidores voltaram a cozinhar em casa.
As vendas mais altas de molhos e especiarias orgânicos ajudaram a elevar a categoria de condimentos de US $ 2,4 bilhões para um crescimento de 31%, disse a OTA.
As vendas de especiarias orgânicas subiram 51%, mais do que o triplo da taxa de crescimento de 15% em 2019.
O crescimento também foi forte em carnes, aves e frutos do mar orgânicos, a menor das categorias orgânicas, que viram as vendas aumentarem quase 25%, para US $ 1,7 bilhão.
Angela Jagiello, diretora de educação e percepções da OTA, observou que a arena dos produtos orgânicos não estava imune à escassez de suprimentos desencadeada pela pandemia que afetou os supermercados e outras indústrias.
“A única coisa que restringiu o crescimento no setor de alimentos orgânicos foi a oferta”, afirmou Jagiello.
Isso incluía não apenas produtos e seus ingredientes, mas também embalagens, como tampas de garrafas, bolsas, papelão ondulado, frascos para suplementos dietéticos e outros materiais eram escassos, tornando difícil para os produtores atender a demanda do consumidor, acrescentou ela.
“Em todas as categorias orgânicas, o crescimento foi limitado pelo fornecimento, fazendo com que produtores, distribuidores, varejistas e marcas se perguntassem onde os números teriam atingido o pico se o fornecimento pudesse ser atendido.”
Olhando para o futuro, a OTA disse que o mercado de alimentos orgânicos provavelmente não manterá o crescimento robusto do ano passado, mas as vendas de 2021 devem permanecer em um nível elevado devido à tendência duradoura de alimentos em casa após a pandemia.
“Vimos muitas mudanças durante a pandemia e algumas delas vieram para ficar”, comentou Batcha.
“O que saiu da COVID é uma consciência renovada da importância de manter nossa saúde e do papel importante dos alimentos nutritivos. Para mais e mais consumidores, isso significa orgânico.
Voltaremos a comer em restaurantes, mas muitos de nós também comeremos e cozinharemos mais em casa. Veremos mais orgânico em todos os lugares, nas lojas e em nossos pratos. ”
Fonte: Supermarketnews
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