Por: Airton Noé Araujo da Silveira (Eng. Ambiental)
26/03/2022
O Arroio Castelhano é a principal fonte de captação de água de Venâncio Aires e este curso de água possui em sua bacia mais de 240 nascentes que auxiliam no abastecimento do arroio.
Devido à importância deste arroio, que é o principal responsável pelo abastecimento de água do município, temos dois pontos muito importantes a considerar, que é a preservação das nascentes e a manutenção do fluxo adequado do leito, com a preservação das margens.
Em relação a preservação das nascentes, há algum tempo que já é conduzido alguns esforços para preservar os pontos onde brotam águas que auxiliam nos fluxos de água do Arroio Castelhano.
Esta preocupação auxilia para que as nascentes sejam preservadas e continuem a exercer o seu papel importantíssimo, na formação de volumes de água, que se juntam ao arroio.
Desde 2018, a partir da nomeação do Comitê das Nascentes do Arroio Castelhano – Portaria Nº 24.991 de 3 de maio – um trabalho minucioso de estudos e mapeamentos de propriedades do interior de Venâncio Aires com vertentes naturais iniciou com o objetivo de garantir proteção e controle dos mananciais, desenvolvendo planos e ações públicas para a recuperação de nascentes do Arroio Castelhano. Fonte: Olá Jornal
Em relação a manutenção do leito do Arroio Castelhano, e suas margens, está sendo conduzido também alguns trabalhos para fazer a manutenção deste curso de água.
A Prefeitura de Venâncio Aires está conduzindo os trabalhos de desassoreamento do arroio, para possibilitar a vazão adequada e liberar a água empoçada que ocasiona a morte da vegetação na várzea ao redor.
O processo de desassoreamento de corpos hídricos, consiste em efetuar a remoção de volumes de areia, sedimentos e detritos acumulados no fundo dos cursos de água, com a finalidade de permitir a melhoria no fluxo das águas, e também possibilitar a navegação em determinadas situações.
A previsão é de abrir 1470 metros de canais que impedem a vazão da água acumulada no local. Fonte: Portal RVA – 09/2021
Este trabalho de desassoreamento está sendo conduzido pelo engenheiro de Minas da Prefeitura do município, que é o Carlos Alves.
Conforme as imagens de 2021 logo abaixo, e a de 2022 que está na foto de capa, podemos comparar e constatar as mudanças que estão sendo realizadas no local, próximo a um ponto de captação da Corsan, em Venâncio Aires – RS.
Imagem: Arroio Castelhano, local próximo ao ponto de captação da Corsan, em 07/2011.
Esta imagem é na mesma localização, da foto de capa que foi obtida 25/03/2022.
Fonte: Google Earth Pro.
Para facilitar o acesso do maquinário até as bordas do arroio, se faz necessário realizar o manejo de parte da vegetação costeira, para possibilitar os trabalhos.
A remoção de parte da vegetação que está caindo para dentro do arroio, também é muito importante para não gerar sedimentos ou obstruções de galhos, que também forneçam suporte para segurar mais sedimentos, podendo auxiliar na formação de possíveis bancos de areia acumulados.
Imagem: Área com manejo de vegetação para entrada de maquinários.
Fonte: Airton Noé Araujo da Silveira.
A limpeza e a manutenção do Arroio Castelhano, precisa ser um processo constantemente acompanhado, pois alguns aspectos contribuem continuamente para que ocorra o assoreamento neste curso de água, e um deles é a proximidade que ele se encontra da área urbana.
O assoreamento observado nos rios tem diferentes causas, mas a mais importante é o desmatamento (ZELLHUBER; SIQUEIRA, 2007). Além disso, nas cidades, a areia utilizada na construção civil também pode ser carreada para os rios, ocasionando o assoreamento.
Fonte: https://www.scielo.br/j/asoc/a/n4cRNPv58LChmjFZX8V5bhG/?lang=en
Imagem: Localização onde está ocorrendo estas ações de manutenção do arroio, que foram registradas no vídeo anterior. Venâncio Aires – RS – Brasil.
Fonte: Google Earth Pro.
As realidades socioeconômicas que acarretam a ocupação desordenada das áreas de preservação permanente, bem como a especulação imobiliária, resultam na degradação dos rios, ao mesmo tempo em que estes respondem à degradação de formas que não podem ser esperadas com base em nossa compreensão atual.
Fonte: https://www.scielo.br/j/asoc/a/n4cRNPv58LChmjFZX8V5bhG/?lang=en
O assoreamento e as enchentes
O assoreamento em leitos de rios, colabora para que ocorram enchentes em épocas de maiores incidências de chuvas, devido a diminuição da altura de armazenamento de água nos corpos hídricos.
Desta forma, ocorre a diminuição da capacidade do corpo hídrico suportar grandes volumes de água, no leito original, ocasionando assim o transbordamento da água excedente, decorrente das chuvas.
Este é mais um fator que é relevante abordar e que justifica as inciativas de manutenção e desassoreamento de rios e arroios.
Principalmente quando o município tem um histórico de várias enchentes em que o Arroio Castelhano transbordou e inundou ruas e bairros da cidade, gerando muitos transtornos e prejuízos a comunidade.
Conforme podemos ver nestes registros, as ações estão ocorrendo e auxiliando para que o Arroio Castelhano tenha sua capacidade restaurada, assegurando o município para que tenha uma melhoria na segurança do abastecimento, e também em relação a segurança da comunidade, relativo a evitar situações de enchentes.