Economia circular – Entenda o sistema que cria modelos racionais de uso dos recursos.

31/05/2022

Por: Airton Noé Araujo da Silveira. (Eng. ambiental)

 

O que é economia circular

 

A economia circular é uma evolução da economia linear, onde os bens são projetados para durabilidade e longevidade, em vez de serem projetados para uso de curto prazo.

Uma economia circular é um modelo econômico sustentável que se esforça para reduzir o uso de recursos naturais, produção zero de resíduos e menor impacto ambiental.

Para promover a economia circular, é necessário considerar alguns pilares importantíssimos como a inovação, reutilização, renovação, e a reciclagem.

É uma decisão que precisa do comprometimento de todos os níveis para funcionar de forma eficaz.

O conhecimento e a compreensão do sistema ajudarão as empresas a tomar melhores decisões em termos de sustentabilidade e seu compromisso com ela.

A economia circular é um modelo econômico sustentável de produção e consumo.

A ideia principal por trás desse modelo é que não há desperdício, pois, todos os recursos são reutilizados continuamente.

Este novo sistema de economia circular, foi reconhecido como um modelo sustentável e foi adotado por muitas indústrias, incluindo agricultura, construção, manufatura, varejo, produção e distribuição de produtos químicos.

 

Níveis de compromisso com a economia circular

 

Existem três níveis de compromisso com a economia circular: adequado, ambicioso e radical.

-Compromisso adequado significa que você está se esforçando para reduzir o desperdício, mas não está se esforçando para que isso aconteça;

-Compromisso ambicioso significa que você está buscando a sustentabilidade em seu negócio;

-Compromisso radical significa que você está se esforçando para o desperdício zero em seu negócio ou setor.

É uma abordagem relativamente nova e inovadora na forma como gerenciamos nossos recursos, pois enfatiza a reciclagem, a reutilização e a redução do uso de recursos naturais.

 

 

 

Considerar os recursos sustentáveis, é de extrema importância para considerar na hora de utilizar fontes de energia, nas quais as mais interessantes são de fontes renováveis, e em relação a materiais, optar por aqueles que são biodegradáveis, recicláveis ou renováveis.

O paradigma circular se baseia em 5 pilares, que podem existir individualmente ou em conjunto:

Produto como serviço

Um novo conceito de propriedade, com empresas capazes de oferecer um único serviço que pode ser usado por muitos, e não o mesmo produto replicado para várias pessoas, maximizando a qualidade de utilização e a vida útil.

Plataformas de compartilhamento

Ferramentas de compartilhamento e colaboração entre usuários e proprietários, para otimizar os custos de bens e serviços e os recursos utilizados para produzi-los.

Aumento da vida útil

Produzido desde o início para possuir um ciclo de vida mais longo, oferecendo maiores possibilidades de atualização, recuperação e regeneração de produtos.

Novos ciclos de vida

Qualquer solução destinada a preservar o valor de um ativo no final de um ciclo de vida, graças à reutilização, regeneração, upcycling ou reciclagem, juntamente com os outros pilares.

Fonte: Enel Green Power

 

A economia circular é uma forma de produzir e consumir que visa manter os recursos em uso pelo maior tempo possível.

 

 

Níveis de implantação

 

Resumidamente, também podemos considerar que a economia circular é composta por três níveis de implantação, como podemos observar no infográfico a seguir:

 

 

A ideia é que, utilizando os recursos em circuito fechado, possamos reduzir o desperdício e a necessidade de extração de novas matérias-primas.

 

Aplicações práticas

 

Existem muitas aplicações práticas para a economia circular. Podemos começar por usá-lo em casa, o que pode nos poupar dinheiro e ajudar o meio ambiente.

E se você cozinha por conta própria, tente fazer um plano de refeições com as sobras em vez de comprar todos os ingredientes novos a cada vez.

A economia circular é um modelo econômico que visa reduzir o desperdício, a poluição e o esgotamento de recursos.

Há muitas maneiras pelas quais você pode colocar seus próprios esforços para tornar sua casa mais ecológica.

A maneira mais simples é reduzir a quantidade de resíduos que produz, mudando seus hábitos e comprando produtos com menos embalagens ou recipientes reutilizáveis.

Por exemplo, você pode começar a usar uma garrafa de água reutilizável em vez de comprar garrafas de plástico repetidamente, ou começar a usar guardanapos de pano em vez de papel na hora do jantar.

É importante notar que existem muitas aplicações práticas de uma economia circular. Outra aplicação direta desse sistema econômico em casa seria desligar as luzes ao sair da sala ou desconectar o carregador do telefone quando não estiver em uso.

A implementação diária pode começar com pequenos hábitos, como trazer sacolas reutilizáveis para momentos de compras.

Estes são apenas exemplos de outros milhares que podemos inventar ou conhecer ao se aprofundar mais em pesquisas sobre o assunto.

 

Case: Insecta Shoes – Sapatos a partir de reciclagem de garrafas PET

A Insecta Shoes é uma marca de sapatos veganos fundada em 2014 por Barbara Mattivy. De acordo com a empresária, “todos os modelos são feitos com a reutilização de roupas vintages, garimpadas em diversos locais, e tecido ecológico feito com a reciclagem de garrafas PET. O solado também é de borracha reaproveitada e o restante dos materiais usados é excedente da indústria”.

A empresa surgiu a partir de uma parceria entre MAG-P Shoes (produzia calçados com excessos de couro da indústria) e o brechó Urban Vintagers. Juntos, produziram 20 pares exclusivos para o brechó, o que foi o início da Insecta.

Para Bárbara, o conceito da economia circular do plástico é incorporada na própria visão da empresa. Em sua visão, “a marca segue em busca constante por eliminar resíduos e substituir materiais. A vontade de ser sustentável vai muito além da criação dos sapatos, mas também por meio de atitudes. Na Insecta Shoes trabalhamos para repensar a economia, buscando alternativas de consumo e aumentando a vida útil do que já existe pelo mundo”.

Atualmente, a empresa produz quase mil pares por mês e possui lojas físicas em São Paulo, Porto Alegre, Brumadinho (MG), Nova York, Los Angeles, Toronto (Canadá), Berlim (Alemanha), Paris (França), Barcelona (Espanha), Tel Aviv (Israel), além do e-commerce.

Desde sua fundação, a Insecta Shoes utilizou mais de 21 mil garrafas de plástico, 2 mil metros de tecido reaproveitado, 1 tonelada de algodão reciclado, 1,6 toneladas de caixas de papelão e mais de 7 toneladas de borracha reciclado, sem explorar nenhum animal.

Fonte: Mundo do plástico

 

Este sistema econômico abordado como mais sustentável, busca o uso mais racional dos recursos, mantendo-os em uso pelo maior tempo possível, extraindo o máximo valor deles enquanto estão em uso, recuperando e reciclando materiais no final de cada vida útil.

A principal ideia por trás de uma economia circular é criar um sistema que seja restaurador e regenerativo por design.

 

Vantagens e benefícios

 

  • Melhor aproveitamento de recursos e matérias primas.
  • Colaboração para a criação de itens com melhor durabilidade.
  • Colaboração e melhoria em relação ao processo de reciclagem.
  • Redução de desperdícios.
  • Redução de possíveis resíduos que seriam enviados para aterros ou diretamente no ambiente.
  • Prolongar a vida útil de materiais e produtos.
  • Diminuir o consumo de energia para criar novos materiais e produtos.
  • Facilitar o processo de compreensão da necessidade de focar meios mais sustentáveis.
  • Melhorar o processo de acompanhamento e gestão de resíduos e produtos.
  • Colaborar com as ODS.
  • Proporcionar economia e maiores ganhos para empreendimentos em geral.
  • Proporcionar economia para consumidores em geral.
  • Auxiliar na preservação do meio ambiente, com atitudes e processos mais sustentáveis.

 

O objetivo é fechar o ciclo entre produção e consumo, reduzindo o desperdício, reutilizando materiais, reciclando produtos e usando fontes de energia renováveis.

É também uma maneira que as empresas podem melhorar os seus resultados, e aproveitar também os benefícios do marketing verde decorrente das implementações positivas, e demais procedimentos adotados neste contexto mais sustentável.

Se observarmos mais atentamente o que ocorre em nossa sociedade atual, podemos constatar que o mundo está prestes a entrar na era da economia circular.

Isso porque oferece muitos benefícios às pessoas em termos de sustentabilidade ambiental, melhoria econômica e bem-estar social.

 

Spread the love

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *