Por: Airton Noé Araujo da Silveira. (Eng. ambiental)
29/10/2022
No dia 19/10/2022, houve a publicação de uma Portaria que contempla o desenvolvimento de linhas de crédito mais acessíveis para aquisição de novos veículos, embarcações, e também motores.
O nome da iniciativa que o Ministério do Meio Ambiente desenvolveu recentemente, se chama Renovar Frota + Verde.
O objetivo principal e promover fatores que facilitem a substituição da frota nacional, que possui grande quantidade de veículos que tem um alto poder poluidor, por veículos mais modernos e com características menos poluentes.
Esta iniciativa está descrita em uma portaria que foi publicada em Diário Oficial, e está de acordo com as metas globais que consideram a diminuição dos fatores que influenciam no efeito estufa, ocasionando as mudanças climáticas.
Este tipo de programa é extremamente importante para disponibilizar determinadas possibilidades para os usuários e consumidores, terem como economizar, ganhando também uma melhoria nas condições de transporte, conciliando também aspectos de conservação ambiental.
A tecnologia atual empregada nos modelos de veículos, e componentes relacionados, estão em uma fase bastante avançada, se compararmos com aqueles que se encontravam nas cidades até bem pouco tempo atrás.
Há em circulação atualmente no Brasil, veículos movidos com diferentes tipos de combustíveis menos poluente, como por exemplo, gás natural, hidrogênio, e energia elétrica.
Porém, a grande maioria ainda é de veículos movidos por derivados de petróleo, principalmente devido aos elevados valores que são necessários empregar para adquirir veículos mais modernos.
O tempo de circulação de alguns veículos, também é um fator que está ligado diretamente aos aspectos poluidores, já que aqueles mais antigos, com mais de 20 ou 30 anos, ainda não tinham uma tecnologia mais sustentável embarcada.
Com este incentivo de melhoria da frota, facilitando o acesso a veículos mais econômicos e sustentáveis, é possível diminuir significativamente a quantidade de poluentes que são gerados todos os dias nas estradas brasileiras.
Além desta iniciativa prever as linhas de crédito, com taxas menores, facilitando a compra dos veículos, ela também incentiva a destinação correta de resíduos ligados ao contexto veicular, como peças, motores, e componentes do gênero.
Desta forma, este programa contribui para a sociedade acelerar com a transição da utilização dos combustíveis de origens fósseis, para aqueles que são de origem de fontes renováveis.
Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Visualizações 0