Por: Airton Noé Araujo da Silveira.
06/11/2022
Esta semana começa a COP27, que acontece de 6 a 18 de novembro de 2022, em Sharm El Sheikh, no Egito.
Esta conferência mundial do clima da ONU, terá 2 semanas de encontros de diversas lideranças e participantes de 200 países, que terão este período para debater e buscar soluções voltadas para a redução de impactos ambientais que resultam nas mudanças climáticas.
Existem muitos objetivos e metas para combater as mudanças climáticas, como reduzir os gases de efeito estufa, aumentar os esforços de sustentabilidade, e ajudar os países menos desenvolvidos a se adaptarem com novas tecnologias, para minimizar a geração de impactos que influenciam nas mudanças climáticas.
Como as questões do clima abrangem todo o planeta, se faz necessário obter ações e acordos em conjunto, para conseguir enfrentar a crise climática.
A presidência da COP27 deseja com esta conferência, evoluir em diversas negociações e metas, para ações mais prática e efetivas o mais breve possível.
O aumento da quantidade de eventos climáticos negativos e a intensidade que estes acontecimentos estão ocorrendo no planeta, demonstram que o clima está sofrendo uma forte influência dos impactos ambientais, e que as ações a serem tomadas, são mais que urgentes.
No contexto de crise climática, considerando todos os problemas gerados, temos consequências em todas os países.
A diferencia é que em muitos casos, os países que são menos desenvolvidos, são os mais impactados por terem menos recursos para lidarem com determinados impactos.
A COP27 é motivada pela necessidade de unir esforços pensando no coletivo, buscando diminuir os impactos gerados pelas ações humanas, que tanto agridem o meio ambiente, provocando as mudanças climáticas.
Estas ações são importantíssimas para tentar garantir ecossistemas mais equilibrados para as próximas gerações.
Esta é mais uma conferência que segue os princípios já discutidos e abordados em ocasiões como por exemplo, na conferência do RIO 1992 e em Glasgow 2021.
Estas conferências são momentos em que várias nações estabelecem metas e ações, que realmente tenham algum resultado efetivo e que contribua para minimizar as mudanças climáticas.
As mudanças climáticas podem ser observadas ao longo de muitos anos, e isso resultou no aumento das secas, inundações e tempestades em diversas regiões de todos os continentes.
Os problemas climáticos também tiveram um impacto negativo na sociedade, conforme a produção de alimentos é prejudicada, aumentando os custos de vida em diversas regiões do planeta, entre outros diversos e processos que geram custos elevados para se contornar os problemas com o clima.
A mudança climática global é uma importante questão ambiental que está na agenda da comunidade internacional há muitos anos. É um problema muito complexo e que necessita esforços de todos os países para buscar as soluções e os resultados desejados.
Está em pauta mais uma vez, presente nesta conferência o tema em que é abordada a necessidade de ajuda financeira que deve partir de países mais ricos, e contribui com os países mais pobres e em desenvolvimento para que possam se adaptar melhor a processos mais sustentáveis e menos impactantes ao meio ambiente.
Este tema que aponta uma ajuda financeira dos países mais ricos, está em pauta desde 2020, mas ainda não está acontecendo efetivamente na prática.
Na abertura da conferência da COP27, 06/07/2022, foi divulgada uma informação bastante preocupante, que nestes últimos 8 anos, temos os registros de temperaturas mais quentes desde o início das medições conhecidas.
Este tipo de informação é bastante preocupante, pois demonstra que os problemas climáticos podemos continuar e aumentar gradativamente, se as ações de todos os países não forem realmente efetivas.
Infelizmente, desde a COP26 em Glasgow, foram apenas 29 países, de um total de 194, que apresentaram planos nacionais que seriam mais rígidos para cumprir as metas de colaboração contra as mudanças climáticas.
Representantes de diversas ONGs também estarão presentes nesta conferência, e você pode acessar a lista destas entidades no link abaixo:
No decorrer da conferência, haverá painéis temáticos abordando temas pertinentes as mudanças climáticas, que podem ser conferidos durante estes dias da realização do evento.
Fonte: cop27.eg
Visualizações 0