E-book gratuito sobre saneamento básico, é lançado pelo SEMAD.

Por: Airton Noé Araujo da Silveira. (Eng. ambiental)

26/06/23

O e-book “Programa de Capacitação em Saneamento Básico”, é fruto de uma compilação de módulos de um treinamento com conteúdo sobre saneamento, que é voltado a gestores municipais.
Este material foi disponibilizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad). 
O material que compõe o e-book, possui o conteúdo que foi apresentado durante uma capacitação ocorrida entre 7 de setembro e 5 de dezembro de 2022, e que teve o envolvimento de mais de 200 gestores, provenientes de 80 municípios diferentes.
 
O material é composto por 98 páginas, com divisões em módulos:
1-Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; 
2-Política Nacional de Recursos Hídricos; 
3-Política Federal para o Saneamento Básico; 
4-Política Nacional de Resíduos Sólidos; 
5-Regulação dos Serviços Públicos; 
6-Contratos de concessão e as parcerias público-privadas.
 
O conteúdo deste -ebook, fez parte de um treinamento que ocorreu em formato EAD, com carga horária prevista de 60 horas, e teve o foco principal na capacitação de gestores públicos que atuam no setor de saneamento básico.
Cursos e materiais de capacitação em saneamento básico, são muito importantes para quem trabalha nesta área, estuda e também se envolve de alguma forma em temas e atividades ligadas ao meio ambiente. 
A seguir veremos alguns motivos, pelos quais é interessante acessar este e-book:
_Saúde Pública: O saneamento básico tem um papel importantíssimo na manutenção da saúde pública, considerando o controle e prevenção de doenças. 
_Qualidade de vida: As más condições de saneamento básico, prejudicam a qualidade de vida da população, em função da propagação de doenças, contaminação de alimentos, e promove a ocorrência de odores desagradáveis em muitas localidades. 
_Proteção Ambiental: Através de treinamentos sobre saneamento básico, é possível enfatizar questões de proteção da fauna, flora e recursos hídricos, e contribuir com o aumento de cidadãos que podem  colaborar em assuntos que podem ajudar a preservar o meio ambiente, por meio da conscientização sobre práticas sustentáveis de saneamento.
_Capacitação da comunidade: Ao capacitar mais pessoas, podemos ampliar a quantidade de agentes que podem promover mudanças em suas comunidades, por meio do compartilhamento de conhecimento e participação exemplar de práticas adequadas.
_Ampliação da conformidade ambiental: Quanto mais cidadãos tiverem treinamento em saneamento básico, teremos mais chances de ter pessoas bem informadas sobre leis e normas, e consequentemente, podem fazer parte de frentes de fiscalização popular, identificando problemas e cobrando responsáveis.
Depois de refletir sobre este motivos, podemos conferir mais acessando o e-book que já está disponível no link abaixo:

Fonte: Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Governo de Goiás

Spread the love

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *