A preservação da água, em função da redução de seu consumo e da diminuição da geração de efluentes.

Por: Airton Noé Araujo da Silveira. (Eng. ambiental)

21/08/2023

A preservação da água é um tema tão importante, que torna necessário trabalharmos diversos tipos de abordagens, considerando alcançar vários objetivos ligados à conservação deste precioso recurso. 
Estes objetivos se dividem em diferentes frentes de trabalho, mas com um significado em comum que é a preservação dos recursos hídricos de onde extraímos a nossa água.
Para compreender melhor quais são estas frentes de trabalho, observamos a seguir alguns tópicos que exemplificam melhor esta situação:
  • Preservação da água natural de corpos hídricos, como por exemplo por meio de campanhas anti poluição, campanhas de limpeza de margens de rios e córregos, entre outras atividades do gênero. 
  • Preservação da água por meio do consumo consciente em nossas residências, por meio de revisão do consumo no banho, em situações de limpeza de calçadas e residencial, ao escovar os dentes, entre outras atitudes em casa.
  • Preservação da água, considerando fontes alternativas, como captação de chuva e reúso.
  • Preservação da água por meio da educação ambiental para criar cidadãos mais conscientes.
  • Preservação da água por meio do desenvolvimento de tecnologias empregadas para redução de consumo e purificação da água, entre outras.
Pensando nestes diferentes objetivos e formas de como podemos interagir com processos que podem promover a preservação da água, podemos ainda considerar mais detalhadamente as possibilidades em geral de como também podemos de alguma forma contribuir.
A seguir consideramos algumas possibilidades mais práticas de como podemos contribuir:
  • Otimizar o uso da água, observando atividades de limpeza e demais processos, com a abertura de válvulas e torneiras, somente quando necessário, e efetuar o desligamento o mais rápido possível ao término das atividades.
  • Considerar técnicas como o Retrofitting. que é um sistema empregado para aprimorar sistemas de tratamento de água e efluentes que já estão em funcionamento, que podem apresentar algum demanda de melhoria operacional, ou podem ter algumas necessidades de ajustes, ou adaptações técnicas. A técnica do Retrofitting pode considerar a unidade inteira da estação, ou parte dela, ajustando só o necessário, como algumas máquinas e métodos. Também podemos considerar esta técnica como um processo de melhoria contínua da unidade de tratamento de água ou efluentes.
  • Mapear pontos de desperdício de água, e solucionar os problemas encontrados.
  • Investir em equipamentos mais modernos e atualizados, para ter melhor eficiência em processos de tratamento de efluentes.
  • Adotar processos de captura de água da chuva para substituir parte da água tratada.
  • Investir em educação ambiental, para que as pessoas colaborem mais para promover o uso consciente dos recursos.
  • Investir em manutenção preventiva, com a finalidade de evitar situações que ocasionam vazamentos.
  • Gerar novos fluxos de recirculação e reaproveitamento de água.
  • Apoiar iniciativas que visam poupar a água, como evitar desperdício em geral, como ao utilizar o banheiro, deixando a torneira aberta somente quando necessário, evitando descargas desnecessárias, e fechando adequadamente torneiras sem deixar pingando.
  • Mantenha reservatórios de água como caixas d’ água, sempre cobertas, para evitar que a água seja poluída e suja, evitando assim que tenha que ser descartada antes da utilização adequada.
  • Evite descartar resíduos sólidos em ralos e dutos de efluentes, para evitar a contaminações desnecessárias, perda de recursos recicláveis, e aumento de custos de processos de tratamento. Como por exemplo, absorventes, embalagens de sabonete, papel higiênico, entre outros.
Depois de refletir considerando estas possibilidades, é muito importante parar para pensar e ver por onde podemos começar, e melhorar alguns hábitos e costumes para aproveitar melhor este conhecimento, colocando ele na prática. 
Precisamos fazer a nossa parte, e buscar garantir a preservação dos recursos hídricos hoje e para as futuras gerações.
Spread the love

1 comentário em “A preservação da água, em função da redução de seu consumo e da diminuição da geração de efluentes.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *