Por Redação, da Quem
26/07/2021
O impacto do K-Pop na indústria da música é inegável, mas você sabia que o gênero musical está contribuindo também com o meio ambiente? Fãs de grupos sul-coreanos se inspiram em seus ídolos e artistas favoritos para fazer a diferença no mundo.
Diversos grupos já participaram ativamente deações ambientais. Em 2021, as integrantes do BLACKPINK, Jisoo, Jennie, Rosé e Lisa, foram convidadas pela embaixada britânica em Seul, na Coreia do Sul, e se tornaram porta-vozes da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, marcada para novembro deste ano.
“Estamos perdendo mais do mundo natural a cada dia e o tempo está se esgotando (…). Nós realmente sentimos que precisamos dizer algo”, disse Jennie em um vídeo na época. As artistas incentivaram seus fãs a buscarem informações sobre as mudanças climáticas.
Diversos grupos já participaram ativamente de ações ambientais. Em 2021, as integrantes do BLACKPINK, Jisoo, Jennie, Rosé e Lisa, foram convidadas pela embaixada britânica em Seul, na Coreia do Sul, e se tornaram porta-vozes da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, marcada para novembro deste ano.
“Estamos perdendo mais do mundo natural a cada dia e o tempo está se esgotando (…). Nós realmente sentimos que precisamos dizer algo”, disse Jennie em um vídeo na época. As artistas incentivaram seus fãs a buscarem informações sobre as mudanças climáticas.
Outro exemplo recente é a nomeação do BTS como embaixador da Fórmula E, incentivando o uso de carros elétricos para combater a poluição. “O BTS cultivou uma base de fãs engajados e altamente apaixonados por questões sociais e compartilhamos um desejo comum de aumentar a conscientização sobre a ameaça das mudanças climáticas”, afirmou Jamie Riegler, chefe executivo da Fórmula E.
Em agosto de 2020, o Red Velvet – formado por Seulgi, Yeri, Wendy, Irene e Joy – participou de uma campanha organizada pelas Nações Unidas para falar sobre a importância da melhora na qualidade do ar e os riscos da poluição.
Outro exemplo recente é a nomeação do BTS como embaixador da Fórmula E, incentivando o uso de carros elétricos para combater a poluição. “O BTS cultivou uma base de fãs engajados e altamente apaixonados por questões sociais e compartilhamos um desejo comum de aumentar a conscientização sobre a ameaça das mudanças climáticas”, afirmou Jamie Riegler, chefe executivo da Fórmula E.
Em agosto de 2020, o Red Velvet – formado por Seulgi, Yeri, Wendy, Irene e Joy – participou de uma campanha organizada pelas Nações Unidas para falar sobre a importância da melhora na qualidade do ar e os riscos da poluição.
Campanhas
Em março, fãs ao redor do mundo se uniram para lançar o site KPop 4 Planet. O objetivo é incentivar mais pessoas a ajudarem em campanhas em seus países e aumentar a conscientização sobre os problemas ambientais. Em um só lugar é possível ver as notícias mais recentes envolvendo ídolos e as temáticas abordadas.
Entre as campanhas citadas pela organização estão as arrecadaram doações para as vítimas das enchentes e tufões na Tailândia, Índia e Filipinas em 2019 e 2020 por fãs do EXO, BTS e BLACKPINK. Outro projeto, chamado We Purple Earth, organizou o plantio de 33 mil árvores em países como Peru, Canadá, Estados Unidos, Indonésia, Austrália e Gana.
No Brasil, um grupo de fãs do BTS criou o projeto filantrópico Army Help The Planet em 2019 e já realizou uma série de campanhas em prol do Pantanal e também para amenizar os efeitos da Covid-19 no país. Mais de 130 mil reais já foram arrecadados pelos fãs até agora.
“Acho que queremos dizer a eles: ‘BTS, o simples fato de vocês existirem tornou isso possível. Vocês estão fazendo um bom trabalho, nós te amamos. Vocês me ensinaram isso, então estou tentando fazer o meu melhor também'”, explicou o grupo em recente entrevista para a Quem.