O que são ambientalistas, e qual a sua importância para a sociedade e para o meio ambiente.

Por: Airton Noé A. da Silveira. Eng. Ambiental

06/02/2023

Em primeiro lugar, é preciso entender um pouco melhor o que realmente é um ambientalista, pois é possível ver em algumas situações, como notícias, críticas ou comentários públicos, que as vezes há uma referência sobre estas pessoas, que não caracterizam devidamente os seus propósitos e objetivos.
Por intermédio de alguns meios de comunicação, é possível perceber que ocorre em alguns momentos, uma certa generalização de grupos ou indivíduos, que são classificados equivocadamente como ambientalistas.
Ambientalistas são pessoas que dedicam parte de seu tempo e de suas vidas, para defender causas, conceitos e objetivos, em prol da defesa do meio ambiente e de todos os seres vivos deste planeta.
Ambientalistas compreendem e acreditam que as atividades humanas têm um impacto direto no meio ambiente e se esforçam para reduzir seus impactos negativos.
Os ambientalistas defendem a proteção ambiental utilizando várias estratégias e procedimentos.
Esta defesa de causas ambientais, pode acontecer de diversas formas, como por exemplo, com a divulgação de questões que envolvem educação ambiental, preservação de espécies da fauna e flora, defesa de ambientes frágeis ou visados para exploração insustentável, campanhas de proteção a determinadas espécies, manifestações públicas, entre outras ações do gênero. 
Estas causas ambientais que são defendidas, podem ser amplas, abrangendo todo um contexto ecológico global, ou podem ser mais pontuais, em contextos mais regionais ou locais.
Algo que pode caracterizar esta amplitude das ações dos ambientalistas, pode ser a disponibilidade de tempo investido, e a disponibilidade de recursos que estes cidadãos tem para investir em ações que visam a preservação ambiental.
Assim como acontece em várias profissões, em que temos profissionais muito dedicados, e outros um pouco menos, pode acontecer também neste meio em que há pessoas que são consideradas ambientalistas, e outras que não se enquadram completamente neste contexto.
Para ser um ambientalista, não é preciso nascer sabendo tudo sobre como lutar contra a destruição do meio ambiente, e quais as formas de defende-lo, mas é preciso compreender o que é realmente a preservação ambiental, e avaliar como é possível colaborar, e se dedicar realmente por uma causa que colabore de alguma forma com a proteção do planeta.
O papel destes cidadãos para a sociedade e para o meio ambiente, é muito importante considerando que são pessoas que auxiliam nos processos do cumprimento de diversas leis e diretrizes ambientais. 
Isso pode ocorrer através de notificações para órgãos responsáveis, em cobranças públicas, participações em campanhas em defesa do meio ambiente, e na identificação de possíveis problemas ambientais que estão por ocorrer, ou que estejam já estejam ocorrendo.
Eles trabalham para aumentar a conscientização pública sobre questões ambientais, e demonstrar também para que outras pessoas possam agir e identificar as causas de acidentes ambientais. Desta forma eles se empenham de alguma forma, para garantir um ambiente mais saudável para as gerações futuras.
Eles também trabalham com governos, corporações e outras organizações para desenvolver estratégias de proteção ambiental e sustentabilidade.
Os ambientalistas também demonstram seu compromisso participando de atividades como plantio de árvores, limpezas de áreas poluídas, arrecadação de fundos para programas de conservação e participação em protestos contra a destruição ambiental.
Estes cidadãos também estão interessados em entender as causas dos acidentes que podem prejudicar a natureza ou a saúde humana, como derramamentos de óleo ou desastres nucleares. 
Eles trabalham para evitar que esses acidentes aconteçam novamente, defendendo melhores regulamentos e procedimentos de segurança.
Dessa forma, a atuação dos ambientalistas servem para somar esforços em prol da defesa de vários aspectos ligados em um contexto maior, buscam atender um objetivo comum que visa a promoção da preservação da vida na terra, nas condições mais sustentáveis possíveis.
Para muitas empresas, grupos ou empreendimentos, os ambientalistas podem até representar algum incômodo, por defenderem causas que nem sempre são respeitadas por estes, mas se não houvesse esta ajuda dos ambientalistas, é possível imaginar que inúmeras agressões ao meio ambiente, poderiam ter ocorrido ou estarem ocorrendo em diversas localidades desprotegidas.
Para pessoas que atualmente, tem acesso aos mais diversos tipos de meios de comunicação que existem, já devem ter visto algumas situações de acidentes ambientais, locais ou internacionais, que tiver ligação com grandes empresas ou corporações. 
Nestes casos, estes grandes grupos ou empreendimentos, geralmente são focos de manifestações ou cobranças mais pontuais vindas de ambientalistas.
Isso é caracterizado devido ao porte destes empreendimentos, e o seu maior potencial de agressão ao meio ambiente.
Não desmerecendo os pequenos empreendimentos poluidores, que também tem seu potencial negativo no meio ambiente, que é relevante e necessário de se evitar. 
Mas a referência maior é que geralmente os maiores empreendimentos que se envolvem em poluição acidental ou criminosa, tem um potencial muito mais destrutivo e perigoso para o meio ambiente.
Entre os benefícios que a existência dos ambientalistas, proporcionam ao meio ambiente e para a sociedade, podemos citar os seguintes:
  • Colaboração para alertar autoridades em relação ao risco de contaminação ou acidentes ambientais.
  • Cooperação com órgãos e entidades voltadas a preservação do meio ambiente.
  • Contribuição direta alertando comunidades e cidadão em relação a problemas ambientais.
  • Interações no combate direto contra a poluição de diversos habitats.
  • Criação e desenvolvimento de campanhas em prol da preservação ambiental.
  • Arrecadação de fundo voltados a preservação ambiental de matas, florestas e outros ecossistemas.
  • Auxílio na cobrança de órgãos públicos.
  • Auxílio na cobrança de empreendimentos ou corporações que são potenciais poluidores.
  • Apontar situações de ações criminosas, contra fauna, flora e meio ambiente em geral.
  • Auxiliar na propagação da educação ambiental, alertando a sociedade em geral.
Agora que você compreende um pouco mais sobre este contexto, é importante observar também, que pessoas que simplesmente reclamam ou criticam dos danos ambientais, ou fazem protestos contra o desenvolvimento, utilizando símbolos ou linguagens a favor da natureza, não se encaixam no contexto do que é ser um ambientalista de verdade.
Pode até ser uma pessoa que gosta do meio ambiente e tem uma intenção de preservação, mas é preciso mais que apenas fazer postagens em redes sociais, para propagar algo que realmente gere algum resultado e que reflita em preservação ambiental de verdade.
Essa abordagem sobre os ambientalistas, tem caráter educacional e explicativo, e o propósito principal é de explicar de forma mais clara e objetiva, qual o papel destas pessoas para a sociedade e para o meio ambiente. 
Resumidamente,  os seus principais objetivos são simplesmente lutar pela sustentabilidade global, e se dedicar de alguma forma a cuidar do planeta, e cobrar também as outras pessoas para que também colaborem com estes objetivos.
Spread the love

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *