Conheça mais sobre os aspectos de como a construção civil, pode contribuir com o meio ambiente.

Por: Airton Noé A. da Silveira. (Eng. ambiental)

A construção civil pode contribuir muito com a sociedade considerando alguns aspectos sócio ambientais, em contextos de novas áreas urbanizadas, e na adaptação de áreas já construídas que também é possível contribuir de forma positiva.
O papel da construção civil consciente, é muito importante na formação de áreas construídas de forma mais sustentável, e pode contribuir significativamente para a sociedade referente a aspectos socioambientais necessários para uma sociedade mais saudável e adequada.
A seguir, vamos ver alguns exemplos de maneiras, pelas quais a construção civil pode contribuir positivamente para a sociedade, considerando aspectos de sustentabilidade
 
 
ASPECTOS MAIS SUSTENTÁVEIS
 

Nos projetos sustentáveis: Uma das contribuições mais relevantes da construção civil, considerando aspectos sócio ambientais para atender a sociedade, é por meio da realização de projetos sustentáveis. 
Edificações já projetadas com materiais mais sustentáveis, considerando sistemas de eficiência energética, e também ventilação adequada, podem contribuir para a redução do consumo de energia. 
E desta forma, também pode contribuir para redução das emissões de gases de efeito estufa, tornando estes projetos, muito mais ecológicos e sustentáveis, reduzindo assim o impacto da construção civil no meio ambiente.
 
Na gestão de resíduos: Conforme a construção civil é geradora de quantidades significativas de resíduos, ela pode contribuir com a sociedade implementando estratégias de gerenciamento destes resíduos gerados nos processos construtivos, de forma que seja reduzido o impacto no meio ambiente, com a reciclagem e destinação correta dos materiais.
Esta reciclagem de resíduos na construção civil, pode reduzir as quantidades dos resíduos gerados e descartados, conforme seja possível a reintegração e reutilização de certos materiais em processos construtivos na mesma obra, ou em obras combinadas de forma mais responsável.
 
Impactos sociais: A construção civil também pode contribuir com um significativo impacto no contexto social de muitas comunidades com o desenvolvimento de infraestruturas que beneficiem, como por exemplo, hospitais, escolas, creches, centros comunitários entre outras instituições de atendimento direto a população.
Além disso, determinados projetos de construção civil gerar muitos empregos e oportunidades locais para as comunidades, impulsionando dessa forma, o desenvolvimento econômico e social da região.
 
Na preservação de recursos naturais: Conforme a indústria da construção civil depende amplamente de recursos naturais, como água, energia, metais, madeira, e diversos minerais, ainda é possível que a construção civil possa contribuir para usos mais sustentáveis destes recursos, através da implementação de práticas que preservem estes recursos naturais.
Isso pode acontecer conforme aconteça o uso de materiais sustentáveis, a redução do consumo de água, a implementação de processos mais eficientes, e uso de materiais de legalizados, de origem renovável e legalizada.
 
Na saúde e segurança do trabalho: Se a construção civil for conduzida priorizando a segurança no trabalho e a saúde dos colaboradores nos canteiros de obras, por meio da oferta de treinamento e equipamentos adequados, e com a implementação de protocolos de segurança, é possível garantir um alto grau de qualidade ambiental nos canteiros de obras, no contexto de ambiente de trabalho adequado para os envolvidos.
 
Utilização de telhados verdes: Telhados que consideram estrutura vegetal na cobertura, ajudam a reduzir impactos ambientais de edificações, por meio de melhoria no isolamento térmico, na reduzindo de escoamento de águas pluviais, e também com a promoção de melhoria da qualidade do ar.
Estes telhados também ajudar a mitigar os efeitos de ilhas de calor, o que pode ajudar também na redução do consumo de energia nestas edificações.
 
Na conservação da água: Conforme a água é um recurso importantíssimo, e essencial a redução do consumo de água em obras de construção civil, para ajudar na conservação desse recurso. 
A instalação e manutenção de torneiras em obras, vasos sanitários com descargas adequadas e com duas opções de descarga, áreas de paisagismo uso eficiente de água, sem desperdícios, pode contribuir significativamente na redução de quantidades de água consumida em obras e edificações.
 
MATERIAS MAIS SUSTENTÁVEIS
 
Uma forma muito importante de reduzir impactos negativos da construção civil no meio ambiente, com certeza é considerar sempre materiais mais sustentáveis.
Ao incorporar os materiais sustentáveis nos projetos de construção civil, é possível contribuir para a redução da pegada de carbono, por meio da preservando de recursos naturais e na promoção de economia circular.
Materiais mais sustentáveis, como madeiras de reflorestamento, bambu, concreto com parcelas de material reciclado, e o concreto verde, tem grande relevância e estão ganhando cada vez mais popularidade na indústria da construção.
Isso acontece decorrente da compatibilidade destes materiais com requisitos que estão de acordo com o meio ambiente, e zelam pela maior durabilidade e também a economia.
O bambu surgiu como alternativa popular, entre materiais de construção mais tradicionais, devido à sua pegada mais sustentável, resistência e também a sua versatilidade.
É um recurso renovável que possui um rápido crescimento, e que também pode ser usado para diversas finalidades, como por exemplo, andaimes, revestimentos, divisórias, pisos, decoração, estruturas para telhados, entre outras aplicações.
A madeira de reflorestamento é um material sustentável, e é amplamente utilizado na construção civil. Por ser um recurso renovável, este material tem uma pegada de carbono mais baixa, em comparação a outros materiais envolvidos na construção.
No entanto, é essencial considerar apenas madeiras de origem legalizada, responsável e certificada, por órgãos competentes responsáveis, evitando assim a contribuição negativa com situações de desmatamento e extração ilegal.
O concreto reciclado é um material que é mais sustentável por se tratar de algo que possui uma parcela de material reciclado em sua composição, e desta forma ajuda a reduzir as quantidades de resíduos gerador e que poderiam ser enviadas para aterros sanitários.
Sem esquecer, que este concreto reciclado, também requer menos energia na sua produção, além de poder ser utilizado em várias aplicações, como por exemplo, na confecção de fundações, paredes, calçamentos, entre outras aplicações.
Há também o concreto verde, que é feito com materiais reciclados, como cinzas volantes e escória, que também tem uma pegada de impacto ambiental menor, e é uma alternativa opcional, ao concreto tradicional.
Conforme a incorporação de diversos materiais mais sustentáveis em projetos de construção civil, é possível compreender melhor como é possível esta contribuição significativa para a redução de impactos ambientais, e desta forma, entender que é muito necessário que aspectos de sustentabilidade sejam considerados desde a concepção de projetos, até a finalização das obras.  
Spread the love

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *