Por: Airton Noé A. da Silveira – Eng. ambiental
12/11/24
A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas que está ocorrendo este ano de 11 a 22 de novembro, acontece em Baku, no Azerbaijão.
Mais conhecida como COP29 , esta é a 29ª conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, e tem como presidente Mukhtar Babayev. O comitê organizador do evento, é liderado por Samir Nuriyev.
O Estádio de Baku no Azerbaijão está sediando eventos da COP29. São cerca de 198 países que têm representantes participando desta conferência.
Representando o Brasil na COP29, temos o vice-presidente, Geraldo Alckmin e a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
Um dos objetivos desta conferência é limitar o aquecimento global a 1,5 °C, salientando a carência global por mais investimento em ações sobre as mudanças climáticas.
Neste evento serão trabalhadas agendas que envolvem abordagens visando impulsionar mais ações para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e ressaltar os impactos da sociedade no clima.
Semelhante a outras conferências anteriores, pautas como a necessidade de investimentos entre países, tecnologias verdes, acordos para reduzir a geração de emissões, entre outras necessidades globais, serão abordadas e discutidas nestes dias de evento.
Agenda
11/11/24 – Abertura do evento
12/11/24 – Cúpula de Ação Climática dos Líderes Mundiais
13/11/24 – Cúpula de Ação Climática dos Líderes Mundiais
14/11/24 – Dia de Finanças, Investimentos e Comércio
15/11/24 – Energia / Dia da Paz, Alívio e Recuperação
16/11/24 – Ciência, Tecnologia e Inovação / Dia da Digitalização
17/11/24 – Dia de descanso e sem programação temática
18/11/24 – Desenvolvimento Humano / Crianças e Jovens / Saúde / Dia da Educação
19/11/24 – Dia da Alimentação, Agricultura e Água
20/11/24 – Dia da Urbanização/Transporte/Turismo
21/11/24 – Natureza e Biodiversidade / Povos Indígenas / Igualdade de Gênero / Dia dos Oceanos e Zonas Costeiras
22/11/24 – Negociações Finais
Fonte: https://cop29.az/
Conforme o planejamento da Presidência da COP29, este evento leva em conta dois pilares que servem de base para buscar os objetivos desejados:
Pilar 1- Aumentar a ambição — Considera uma combinação de elementos-chave que visam garantir que todos se comprometam com planos nacionais ambiciosos e com transparência.
Pilar 2 — Possibilitar a ação — Este é referente ao papel crítico das finanças, que representam uma ferramenta-chave para converter a ambição em ação, reduzindo as emissões, com maior adaptação às mudanças climáticas.
Nossos compromissos de sustentabilidade
Neutralidade de carbono – Alcançar a neutralidade de carbono reduzindo as emissões de gases de efeito estufa (GEE) por meio do uso de energia renovável, eficiência energética e compensação de emissões inevitáveis.
Promoção de Práticas Sustentáveis – Incentive práticas sustentáveis, como reduzir plásticos de uso único, promover transporte sustentável e adotar compras ecologicamente corretas.
Acessibilidade e Inclusão – Garantir que o evento seja acessível a todos, independentemente de capacidades físicas ou origens socioeconômicas, com foco em jovens, mulheres e grupos sub-representados.
Legado e Continuidade – Deixe um legado positivo apoiando iniciativas locais de sustentabilidade e investindo em infraestrutura de longo prazo e capacitação para ações climáticas contínuas.
Transparência e Responsabilidade – Manter a transparência na tomada de decisões e a responsabilização pelos compromissos, com relatórios regulares sobre o progresso em direção às metas de sustentabilidade.
Colaboração e Parcerias – Promover parcerias com governos, organizações, sociedade civil e setor privado para abordar as mudanças climáticas e promover a sustentabilidade.
Segurança para todos – Garantir que todas as atividades do evento COP29 priorizem saúde, segurança e bem-estar.
Fonte: https://cop29.az
O Pavilhão Brasil na COP 29, é um espaço presente nesta conferência que visa promover debates sobre atividades ligadas às esferas federal, estadual e municipal. E também conta com temas que abordam a sociedade civil, movimentos negros, quilombolas, indígenas, setor privado e os trabalhadores.
Estão previstos por volta de 60 eventos que irão ressaltar algumas ações no Brasil ligadas à transformação ecológica.
Fontes: https://cop29.az
Agência Brasil
Visualizações 69
Spread the love