Por: Airton Noé Araujo da Silveira. ( Eng. Ambiental )
13/06/2021
Ao se adotar o sistema de produção mais limpa, se assume que o conjunto de técnicas que são possíveis e aplicáveis no decorrer dos processos produtivos, são aqueles meios que temos como aliados na busca de diversos benefícios que vem em decorrência das boas práticas adotadas.
No contexto produtivo, tanto em empreendimentos de grande, ou de pequeno porte, há etapas em que é possível notar a presença dos mesmos benefícios decorrentes que se aplicarmos as técnicas de produção mais limpa em ambos os sistemas produtivos. Mas lembrando que é claro que estes resultados são proporcionais para cada porte de negócio.
O desenvolvimento de sistemas mais sustentáveis no âmbito de organização de um sistema produtivo, auxilia para orientar da melhor forma possível, de como produzir algo, considerando aspectos mais adequados nos pontos de vista ambientais, e aliados aos pontos de vistas econômicos também.
Resumidamente, estes pontos de vista vão estar entrelaçados e dependentes conforme a posição a se adotar perante o melhor rumo a focar neste contexto abordado.
Abordagens sobre produção mais limpa e todo o conjunto de ferramentas, técnicas e conceitos envolvidos para promover tal ideia, é indiscutivelmente um forte parâmetro a considerar como base para fazer parte das metas e previsões de empreendimentos que visem adotar posturas mais sustentáveis e conscientes.
No decorrer da implantação do sistema de P+L, (produção mais limpa), é possível conferir e comparar vários aspectos relacionados em formas de conceitos e métodos, que são viáveis e de certa forma, muito acessíveis de se adotar.
Sendo assim é possível considerar que realmente algumas das técnicas de produção mais limpa, para se aplicar na prática, é preciso basicamente o bom senso, e a boa vontade dos envolvidos para se colocar em prática.
Como por exemplo, a destinação correta de resíduos, e a reciclagem daqueles que são possíveis, dentro da mesma empresa. São ações que as vezes basta algumas lixeiras identificadas, bom senso para separar, e boa vontade de reciclar ou reaproveitar os que são possíveis.
Conforme refletindo sobre estas abordagens, é possível afirmar então que para acontecer as mudanças abordadas, é necessário ter então um ponto de partida, que pode ser por exemplo, na hora de estabelecer as metas.
Para o progresso e desenvolvimento do empreendimento, é necessário que se faça presente e se considere então a Produção mais Limpa, como aliada e alternativa relevante sempre presente, a fazer parte nos momentos de estabelecer as metas, e em momentos de tomadas de decisões.
Servindo como base conceitual, e um tipo de guia para auxiliar no foco de melhores decisões a se adotar.
Imagem: Benefícios da P+L
Fonte: Airton Noé Araujo da Silveira.
Segundo reportagem de Taiane Kussler, para Folha do Mate, em 09/12/2020, ocorreu em dezembro de 2020, uma exposição de um pequeno negócio, chamado Ecometale, que realizou uma mostra de artigos metálicos no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), em Venâncio Aires, Rio Grande do Sul.
A exposição contou com itens de decoração de parede, itens egípcios, floreiras, mesas e suportes para bebidas, confeccionados com materiais metálicos com origem de reciclagem. Os metais utilizados são provenientes de restos de processos industriais, e de ferros velhos locais.
O cronograma estipulado pela Secretaria de Cultura do município abriu espaço para os artesãos e empresas contempladas no concurso municipal de incentivo à cultura, conforme Projeto Multicultural, da Lei Aldir Blanc, onde a Ecometale foi agraciada na categoria Artes Visuais.
Segundo o artesão responsável pela mostra, Airton Noé Araújo da Silveira, o auxílio emergencial foi muito importante naquele momento de pandemia, e além disso, ele destacou a satisfação em poder apresentar este trabalho feito com reaproveitamento de materiais.
“Fiquei muito feliz e satisfeito porque além de divulgar o trabalho eu consigo disseminar uma ideia de reciclagem. Desta forma, me sinto um multiplicador desta iniciativa”, afirmou o autor das peças.
Um aspecto interessante onde esta exposição se encaixa com a produção mais limpa, é no contexto que a produção dos artigos metálicos foram confeccionados com princípios atuantes de reciclagem, e cuidados para minimizar a pós geração de resíduos no processo adotado.
Com uma particularidade interessante que as latas de tinta, utilizadas na pintura da peças, são reaproveitadas, pintadas de decoradas, onde se transformam em vasos de flores, também seguindo conceitos de reaproveitamento e reciclagem.
Imagem: Floreiras confeccionadas com metais reciclados
Fonte: Airton Noé Araujo da Silveira.