Por: Airton Noé Araujo da Silveira. ( Eng. ambiental )
25/02/2023
Conforme dados registrados pelo Instituto de Pesquisas Espaciais, o INPE, considerando até 17/02/2023, temos números que apontam um triste recorde de desmatamento na Amazônia Legal, em fevereiro deste ano.
Os dados apontam por volta de 209km² de área que foi devastada, desde a série histórica que iniciou em 2015, considerando o mês de fevereiro destes registros.
O último recorde de fevereiro que temos registro, foi apontado em 2022, com aproximadamente 199 km² de área desmatada. Lembrando que estes registros nem consideraram ainda os últimos dias de fevereiro, depois do dia 17, e já está nesta triste situação.
A previsão do número mais exato, está previsto para ser divulgado, dia 3/03/2023.
O Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real, o “Deter”, faz a inclusão de dados no sistema, conforme detecta a agressão em áreas com mais de 3 hectares, na região da Amazônia Legal.
A Amazônia Legal é um conjunto de 9 estados brasileiros, que pertencem à bacia Amazônica, conforme a lei 1 806/1953, onde fazem parte, o Maranhão, Pará, Rondônia, Acre, Amapá, Mato Grosso, Roraima, Amazonas e Tocantins.
Imagem: Dados anuais referentes ao desmatamento na Amazônia Legal
Fonte: Inpe
Neste conjunto de estados, o que se destacou negativamente com maior área devastada, nestes registros de fevereiro, foi o Mato Grosso, que devastou cerca de 129 km² de matas, e posteriormente vem o Pará, com devastação por volta de 34 km², e o Amazonas com 23 km².
Fontes: Inpe / Terra
Visualizações 0