Dia da Terra – 22/04. Refletir e agir é a saída. Veja algumas dicas e vamos em frente.

21/04/2022

Por: Airton Noé Araujo da Silveira. (Eng. Ambiental)

 

Dia da terra, 22/04

 

O Dia da Terra é um feriado para celebrar nosso planeta e o que podemos fazer para ajudá-lo.

Esta data também serve para as pessoas de todo o mundo se reunirem e celebrarem a beleza da Terra aprendendo sobre a sustentabilidade, refletindo sobre seus impactos e tomando ações que ajudarão a protegê-la.

Pois é cada vez mais urgente sabermos o que podemos fazer para tornar o planeta melhor e mais sustentável.

A ideia por trás do Dia da Terra foi proposta pela primeira vez nos EUA em 1970 por Gaylord Nelson, então senador de Wisconsin. Ele queria criar um evento que ensinasse as pessoas sobre questões ambientais.

O primeiro Dia da Terra aconteceu em 22 de abril de 1970 e foi comemorado em mais de 180 países.

O dia foi comemorado pela primeira vez em 1970, mas vem ganhando força nos últimos anos, à medida que as pessoas se tornam mais conscientes de como suas ações afetam o meio ambiente.

Como as coisas não são como gostaríamos que fosse, em relação as condições de que a Terra se encontra, precisamos deste momento para refletirmos sobre como podemos tornar o planeta um lugar melhor para nossas futuras gerações.

 

Imagem: Embalagens reaproveitadas. Pequenos gestos, também podem contribuir para a preservação do meio ambiente.

Fonte: Airton Noé Araujo da Silveira.

 

É também uma oportunidade de tomar medidas para melhorar nosso meio ambiente e restaurá-lo da degradação.

Neste dia, também devemos pensar em todos os animais que vivem na Terra e como eles são afetados por nossas ações. Devemos tentar protegê-los e dar-lhes uma vida melhor.

Se refletirmos sobre as inúmeras espécies que vem desaparecendo da Terra, e outras milhares que se encontram em risco de extinção, não é difícil entender a situação crítica que a sociedade atual está presenciando em relação ao meio ambiente.

A Terra é a nossa casa e a única que temos. Precisamos garantir que continue viável para as gerações futuras, ou será cada vez mais difícil do planeta abrigar a vida.

É nossa responsabilidade como seres humanos garantir a preservamos do planeta para as novas gerações, ou não haverá condições para prosseguir.

Podemos começar educando as pessoas sobre as condições atuais do planeta, seus ecossistemas e o que precisa ser feito para preservá-lo. Também precisamos tomar medidas sobre como podemos mudar nossos estilos de vida para que sejam mais sustentáveis e não prejudiquem tanto o meio ambiente.

 

Imagem: Flores em propriedade localizada em Novo Cabrais – RS.

Saber apreciar a flora e fauna, auxiliam na motivação, e induzi o senso de preservação.

Fonte: Airton Noé Araujo da Silveira.

 

A Terra é o único planeta que conhecemos que tem um ambiente e ecossistema que suporta a vida. No entanto, o planeta não está em boas condições.

A educação sobre questões ambientais deve ser obrigatória nas escolas para que as crianças estejam cientes da situação e possam participar da preservação do meio ambiente em nível global.

Em muitas escolas que conhecemos, já acontece a educação ambiental com várias práticas didáticas, e compartilhamento de conhecimento sobre o tema meio ambiente.

Mas, e nas escolas carentes, onde as vezes não há nem saneamento básico, merenda, ou fácil acesso, como pode ocorrer o ensino de qualidade, em local apropriado onde os alunos consigam se concentrar adequadamente.

E como compreender temas que se comparados com a própria e triste realidade, se torna até difícil de considerar o que é mais importante.

As vezes até é difícil se colocar no lugar de outras pessoas, que sentem na pele outra situação social, e este é um outro grande desafio que é preciso superar para alcançar um equilíbrio sócio ambiental em inúmeras localidades espalhadas pelo planeta.

A Terra é um planeta que está em perigo. Não é tarde demais para salvá-lo, mas temos que começar agora. Há muitas medidas que podemos tomar para preservar a Terra para as gerações futuras. Uma delas é a educação. Precisamos ensinar nossos filhos sobre a importância de preservar e conservar a Terra para que eles também façam sua parte.

Precisamos mudar nossos estilos de vida e adotar novos hábitos que reduzam a poluição e a produção de resíduos.

 

Imagem: Lixeiras criadas com o reaproveitamento de latas de tinta.

Fonte: Airton Noé Araujo da Silveira.

 

Também devemos repensar o uso de sacolas plásticas, canudos e outros itens descartáveis que poluem a Terra.

O futuro da consciência ambiental é um futuro em que a raça humana pode coexistir com o meio ambiente. Será aquele em que teremos a capacidade de entender e assumir a responsabilidade por nossas ações e suas consequências. Será aquele em que estamos cientes de nosso próprio poder e limitações, tanto como indivíduos, mas também como sociedade global.

Não basta esperar que nossos filhos ou netos resolvam esses problemas para nós. Devemos agir agora, enquanto ainda temos tempo.

O futuro do meio ambiente é algo que todos devemos estar cientes. O dano que estamos causando é irreversível, e as consequências não afetarão apenas a nós, mas também nossos filhos e os filhos deles, e assim por diante.

Precisamos começar a agir agora para parar o aquecimento global, parar o desmatamento, parar a poluição e o uso de combustíveis fósseis. Precisamos nos tornar mais conscientes das consequências que nossas ações têm em nosso planeta, em outros seres vivos, em nós mesmos.

O futuro do meio ambiente não parece bom. Estamos no processo de danificá-lo além do reparo. Precisamos mudar nossos caminhos e começar a assumir a responsabilidade pelo que estamos fazendo com este planeta.

A preservação dos recursos naturais é uma questão muito importante na sociedade. Estamos constantemente tentando encontrar novas maneiras de manter o ambiente seguro e limpo. É nossa responsabilidade como sociedade garantir que não destruamos o mundo natural que nos deu tantas riquezas.

A preservação da natureza pode ser alcançada preservando a flora e a fauna, entendendo conceitos como biodiversidade e sabendo identificar a flora e a fauna na natureza.

Neste mundo de rápidas mudanças, a preservação dos recursos naturais está se tornando cada vez mais difícil. A sociedade humana conseguiu sobreviver por tanto tempo porque conseguiu se adaptar às mudanças que acontecem na natureza. No entanto, à medida que os recursos naturais se tornam cada vez mais escassos, a sociedade humana se depara com um novo desafio: Como preservar o que nos resta?

Preservar não é apenas evitar que algo se perca para sempre. Trata-se de entender o que vale a pena preservar.

A preservação pode vir de muitas fontes diferentes: Desde a preservação de uma obra de arte ou arquitetura até a preservação da flora e da fauna. Para salvarmos o que nos resta, devemos primeiro entender quais são nossas riquezas.

Preservação é um conceito que significa o ato de salvar algo de dano ou decadência.

Além de refletir e ter atitudes só na data que comemoramos o dia da Terra, podemos também aceitar e fazer a nossa parte nos demais dias do ano.

Vamos então refletir sobre algumas dicas e repensar sobre o que é possível  fazer e ajudar o planeta:

 

_ Evitar o desperdício de água no banho muito demorado.

_ Evitar o desperdício de energia deixando aparelhos eletrônicos ligados sem que tenha necessidade.

_ Evitar despejar óleo usado no encanamento de sua residência, pois o óleo pode chegar a cursos de água e contaminar a água.

_ Evitar o desmatamento.

_ Cuidar e preservar a fauna e flora.

_ Dizer não a compra de animais silvestres.

_ Dar preferência a lâmpadas de led que consomem menos energia.

_ Compartilhar conhecimentos e dicas de como preservar o meio ambiente.

_ Repensar sobre o grau de consumo que se tem costume, e ver se o que se compra é realmente necessário.

_ Evitar comprar de empresas que não respeitam o meio ambiente para não ser um colaborador indireto destas ações negativas.

_  Evitar o uso de agrotóxicos.

_ Respeitar a época de piracema.

_ Dar preferência a alimentos orgânicos e cultivados mais próximos de sua localidade.

_ Evitar a queimadas.

_ Colaborar com a separação de resíduos e sua destinação.

_ Valorizar a agroecologia e a agricultura familiar.

_ Aproveitar a água da chuva.

_ Plantar árvores e ajudar em reflorestamentos.

_ Reaproveitar e reciclar materiais e embalagens.

_ Não ser conivente com iniciativas que degradam o meio ambiente.

_ Ajudar em iniciativas e ações que auxiliam na preservação ambiental.

Spread the love

1 comentário em “Dia da Terra – 22/04. Refletir e agir é a saída. Veja algumas dicas e vamos em frente.”

  1. Im very pleased to find this site. I need to to thank you for ones time for this particularly fantastic read!! I definitely really liked every part of it and I have you bookmarked to see new information on your site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *