Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio

Por: Airton Noé Araujo da Silveira. (Eng. ambiental)

15/09/2023

No dia 16 de setembro, é comemorado o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio, no qual temos uma referência que também serve para comemorar a assinatura do Protocolo de Montreal.
Neste Protocolo ocorrido em 1987, houve uma abordagem sobre as substâncias com potencial de destruir a Camada de Ozônio.
Este dia de comemoração pela preservação da camada de ozônio tem o intuito de sensibilizar a população visando melhorar a conscientização sobre as nossas ações que refletem em interações na camada de ozônio.
Lembrando que a camada de ozônio serve como um tipo de escudo para proteger a Terra.

Formas de proteção que a camada de ozônio proporciona

 
A seguir veremos alguns pontos que identificam como a camada de ozônio pode proporcionar alguns tipos de proteção para o nosso planeta:
 
Proteção da Saúde Humana
A camada de ozônio é responsável por absorver uma grande parte da radiação ultravioleta (UV) vinda do sol, sendo prejudicial para a pele humana. 
A exposição das pessoas à radiação UV, pode gerar vários problemas de saúde como, por exemplo a catarata, o câncer de pele, supressão do sistema imunológico entre outros problemas de saúde. 
 
Proteção ao meio ambiente
A preservação da camada de ozono é muito importante para manter o equilíbrio de milhares de ecossistemas e toda a sua biodiversidade, em função de bloquear a radiação UV para a fauna e flora. 
A radiação UV também pode prejudicar a saúde de exemplares da fauna e flora mundial, tanto na terra quanto no mar. Sendo assim, a radiação UV pode influenciar na diminuição da biodiversidade em muitos habitats.

Problemas na camada de ozônio, e o que pode ser feito

 
Algumas substâncias desenvolvidas ao longo do tempo, tem o potencial de destruir a camada de ozônio como, por exemplo os hidroclorofluorocarbonetos (HCFC) e os clorofluorocarbonetos (CFC). 
Estes gases são também conhecidos por terem participação no efeito estufa e por contribuírem para o aquecimento global. 
Conforme o Protocolo de Montreal, houve a previsão da eliminação progressiva destas substâncias, visando a proteção da camada de ozônio, e este protocolo é considerado um dos acordos ambientais mais bem sucedidos visando a mitigação das alterações climáticas. 
Um aspecto muito importante desta data internacional, visando a proteção da camada de ozônio, é o fator que enfatiza a necessidade de cooperação global para enfrentar os desafios climáticos e ambientais. 
A preservação da camada de ozônio está integrada nas metas que fazem parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), principalmente considerando os objetivos 13 (Ação contra a mudança global do clima) e 3 (Saúde e Bem-Estar). 
Abordar temas como a destruição da camada de ozônio e a necessidade de sua preservação, pode ajudar a alcançar um mundo mais sustentável e mais saudável para as gerações presentes e futuras, por meio de cidadãos mais conscientes.
Considerando também esta data que lembra a necessidade de proteção desta camada protetora da Terra, este dia também busca incentivar a pesquisa e a inovação para criar soluções tecnológicas como alternativas às substâncias que destroem a camada de ozônio. 
Desta forma, também há a promoção da inovação nas indústrias, em função de promover o desenvolvimento de práticas e produtos mais sustentáveis.
Uma importante forma de colaborar com a proteção da camada de ozônio é a conscientização e por meio da educação ambiental. 
A educação ambiental desempenha um papel importantíssimo na motivação das pessoas em função de utilizar o conhecimento como ferramenta para promover a sustentabilidade.
Quando observamos uma data que visa aumentar a conscientização pública sobre a destruição da camada de ozônio, com todo o contexto de suas causas e efeitos, podemos tentar sensibilizar comunidades e seus governantes para repensar posturas e buscar colaborar de alguma forma para mitigar ou evitar o problema.
Embora várias empresas tenham deixado de utilizar produtos contendo gases nocivos à camada de ozônio, é preciso estar atento ao mercado e sempre que notar na composição de algum produto que tenha a presença destes gases, evite o consumo.

Produtos que devemos evitar

 
Os Hidroclorofluorcarbonos (HCFC), embora esses gases sejam menos prejudiciais que os CFC, ainda têm o potencial de destruir a camada de ozônio. Eles ainda podem estar presentes em sistemas de ar condicionado, em aparelhos de refrigeração e agentes de expansão de espuma.
Os Hidrobromofluorocarbonetos (HBFCs), são gases usados como alternativa aos HCFCs em algumas aplicações como, por exemplo em sistemas de ar condicionado e em bombas de calor.
Alguns aparelhos de ar condicionado construídos mais antigamente, ainda podem conter HCFC-22, que também é conhecido como R-22, e é um gás refrigerante que também destrói a camada de ozônio.
Alguns agentes de expansão de espumas de poliuretano, utilizados na produção de espumas isolantes, ainda podem conter ou liberar HCFCs.
Certos aerossóis e agentes de limpeza, ainda podem conter a presença destes gases, e a sua utilização acaba liberando substâncias que destroem a camada de ozônio.
O gás halon é utilizado em extintores de incêndio, e sua importação foi proibida no Brasil em 2001. Ainda há a utilização somente de halons regenerados, especificamente Halon-1211 e Halon-1301.
O brometo de metila foi utilizado com finalidades agrícolas como o uso para a desinfecção e esterilização de solos e fumigação de cereais. Seu uso agrícola foi finalizado no Brasil em 2005. Porém, ficou permitido para tratamentos quarentenários, e também em situações de pré-embarque ligados às atividades de importação e exportação.
O Tetracloreto de carbono (CTC), é para ter sido eliminado do Brasil a partir de 2008. Ele era utilizado como solvente para limpeza, e como agente de processos químicos em indústrias, laboratórios e como matéria-prima para produção de CFC.
O Metilclorofórmio deve ter sido eliminado do Brasil no ano de 2000, e ele era utilizado como solvente industrial para processos de limpeza.
Reflexão
No Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozono, temos então um reforço mundial para ressaltar a importância da camada de ozônio para a saúde humana, o clima, o meio ambiente, e a preservação da vida na Terra. 
Podemos ajudar apoiando a conscientização em relação a esta necessidade, e precisamos ficar atentos aos produtos que utilizamos, focando evitar aqueles que podem ser prejudiciais no contexto aqui abordado.

Fontes:

Protocolo de Montreal

Ministério do meio ambiente

Fiocruz

Unicef

Spread the love

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *