15/04 – Dia Nacional da Conservação do Solo. Entenda melhor por que foi criada esta data.

Por: Airton Noé A. da Silveira. (Eng. ambiental)

15/04/24

No dia 15/04, celebramos o Dia Nacional da Conservação do Solo no Brasil, que foi instituído pelo Decreto-Lei nº 7.876 em 1989, e representa um momento crucial no reconhecimento do papel fundamental do solo na preservação ambiental e no desenvolvimento sustentável. 
Esta data serve como um lembrete para destacar a necessidade de proteger e conservar os recursos presentes no solo, visando também o bem-estar das gerações presentes e futuras.
O solo, muitas vezes referido como a “pele da Terra”, é um recurso natural importantíssimo e finito, vital para sustentar a vida em nosso planeta. 
Lembrando que a base para a agricultura é o solo, que fornece nutrientes e apoio às culturas essenciais para a segurança alimentar mundial. 
Além disso, os solos desempenham um papel importantíssimo na mitigação das alterações climáticas, atuando como sumidouros de carbono, e ajudando a sequestrar dióxido de carbono da atmosfera.
A observância do Dia Nacional da Conservação do Solo destaca a importância da adoção de práticas mais sustentáveis de gestão do solo para garantir a saúde e a fertilidade do solo. 
A erosão do solo, a degradação e a perda de biodiversidade representam ameaças significativas à produtividade agrícola, ao funcionamento dos ecossistemas e à estabilidade ambiental em geral. 
Ao promover medidas de conservação do solo, como a rotação de culturas, os socalcos, a agrossilvicultura e a agricultura biológica, podemos minimizar a erosão do solo, aumentar a fertilidade do solo e preservar a integridade dos ecossistemas.
Além disso, solos saudáveis são essenciais para manter a qualidade e a quantidade da água. O solo atua como um filtro natural, purificando a água à medida que ela penetra no perfil do solo, protegendo assim os recursos hídricos subterrâneos da contaminação. 
As práticas sustentáveis de gestão dos solos também contribuem para a prevenção de cheias e secas, melhorando a infiltração da água e a capacidade de retenção dos solos.
No contexto do Brasil, com suas vastas terras agrícolas e rica biodiversidade, o Dia Nacional da Conservação do Solo tem um significado especial para chamar a atenção para práticas mais sustentáveis a serem utilizadas de modo geral. 
A floresta amazônica, muitas vezes chamada de “pulmão da Terra”, está intrinsecamente ligada à saúde do solo e desempenha um papel crucial na regulação do sistema climático global. 
Proteger o solo no Brasil, seja na bacia amazônica, no Cerrado ou em outros ecossistemas, é fundamental para manter o equilíbrio ecológico, a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos.
Além disso, as práticas sustentáveis de gestão do solo podem contribuir para a redução da pobreza e para o desenvolvimento rural, melhorando a produtividade agrícola, os meios de subsistência e a segurança alimentar das comunidades rurais. 
Ao priorizar os esforços de conservação do solo, o Brasil pode reforçar a sua resiliência às mudanças climáticas, promover práticas sustentáveis de uso da terra e cumprir os seus compromissos com a conservação da biodiversidade e a sustentabilidade ambiental.
Percebemos então que o Dia Nacional da Conservação do Solo no Brasil serve como um lembrete que visa sensibilizar as pessoas, em relação ao valor intrínseco do solo para o bem-estar humano e a sustentabilidade ambiental.
Spread the love

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *