13/06/2022
Por: Airton Noé Araujo da Silveira. (Eng. ambiental)
Algumas dicas de economia, são bastante simples e acessíveis para colocarmos em prática no dia a dia.
Porém precisamos conhecer e lembrar de algumas atitudes, que são necessárias para considerarmos mais em nossas vidas.
Muitas dessas práticas mais sustentáveis, refletem em economia diretamente em nossos orçamentos, e contribuem na diminuição da nossa pegada ecológica que reflete no planeta.
Então vamos conhecer e lembrar de algumas práticas:
1_Utilizar lâmpadas econômicas e evitar o consumo desnecessário de energia.
Ao repor as lâmpadas de sua residência, observe com atenção se os modelos são econômicos, como por exemplo as que são com leds. E observe se não está ficando alguma luz, ou aparelho ligado desnecessariamente quando ninguém está utilizando.
2_Utilizar bicicletas e fazer caminhadas até o trabalho.
Ao realizar deslocamentos sem utilizar veículos que utilizam motores a combustão, você ajuda a reduzir a emissão de poluentes e ajuda o seu corpo a estar mais saudável. Economizando também o valor que seria gasto em combustível.
3_Reduzir o consumo de carne.
Além de economizar devido aos altos preços deste alimento, pode contribuir na estabilização da produção de animais para abate. Introduzir mais vegetais na alimentação, e variar o cardápio, pode contribuir mais com a saúde, devido a obtenção de variadas fontes nutricionais.
4_Evitar comprar objetos desnecessários.
Às vezes compramos alguns objetos por impulso, ou por alguma outra influência. Em muitos casos, o uso destes objetos serão incrivelmente breves, ou nem mesmo servirão para algum objetivo específico. Repensar na hora da compra, é importante para não se gastar dinheiro com coisas que não tem um uso interessante ou que justifique um porquê da compra.
5_Proporcionar caronas compartilhadas.
Compartilhar um mesmo trajeto com outras pessoas, pode ser uma forma de maximizar o recurso utilizado no deslocamento, onde se divide melhor os custos com combustíveis. Evitando assim, que mais veículos consumam mais combustível para deslocar individualmente as pessoas.
6_Utilizar recipientes retornáveis.
A utilização de xícaras de vidro ou porcelana, e garrafas reutilizáveis para água, pode ajudar a economizar com o possível gasto que se teria com copos descartáveis. Desta forma podemos poupar e gerar menos resíduos.
7_Fazer compostagem com resíduos domésticos.
Em vez de comprar adubos, para folhagens e hortas domésticas, é possível fazer a compostagem de resíduos orgânicos de nossas casas, e posteriormente utilizar estes de forma bem fácil e prática.
8_Tomar cuidado com os banhos demorados.
Os chuveiros são grandes vilões do consumo de energia em nossas residências. É preciso estar sempre atento ao tempo que se gasta com o chuveiro ligado. Evitar o tempo de chuveiro ligado desnecessário, evita o consumo excessivo de energia, e o desperdício de água tratada.
9_Reutilize embalagens.
Ao reutilizar embalagens em nossa casa, evitamos de comprar novas embalagens. Vidros de conserva, potes de sorvete, entre outros, são embalagens que poder ser utilizadas no dia a dia, para acondicionar alimentos para evitar exposição a insetos, ou para organizar dentro da geladeira.
10_Evite lavar calçadas com água corrente.
O processo de lavar calçadas com mangueira, pode proporcionar um grande desperdício de água. Se necessário, procure então investir o mínimo de água possível, limitando a água utilizada em baldes, para visualizar melhor a quantidade que está sendo utilizada.
11_Horta em casa.
O cultivo de hortaliças em pequenas hortas em casa ajuda a poupar com os gastos com a alimentação, e também ajuda a produzir alimentos localmente, e de preferência sem agrotóxicos.
12_Utilize produtos de limpeza com sabedoria.
Evite utilizar grandes quantidades de produtos químicos para limpeza, onde estes vão direto para o esgoto. Os excessos de produtos químicos que vão para os esgotos, acabam muitas vezes aumentando as cargas de poluentes de recursos hídricos. Levando também um investimento financeiro para o ralo. Produtos biodegradáveis também são uma ótima opção.
13_Trocar produtos gastadores, por mais econômicos.
Verifique em sua residência se há produtos antigos ou desgastados, que estão de alguma forma contribuindo para o desperdício. Geladeiras antigas, tinham baixos isolamentos, e gastavam muita luz. Torneiras velhas, podem deixar a água ir sendo desperdiçada silenciosamente.
14_Mantenha as panelas tampadas ao cozinhar.
Quando as panelas estão destampadas, é preciso de mais queima de gás para manter a alta temperatura necessária para promover o preparo dos alimentos. Quando se leva o dobro de tempo para se preparar algum alimento, também se queima o dobro de gás necessário para a atividade. E com o elevado preço do gás, é bom pensar melhor como se utiliza este recurso.
15- Aproveitar a água da chuva.
Toda a água da chuva que se pode coletar e utilizar, é uma quantidade a menos que se deixa de pagar para a empresa de tratamento de água local.
16 – Ensinar práticas sustentáveis.
Ensinar e compartilhar algumas práticas sustentáveis e que nos fazem economizar e preservar o planeta ao mesmo tempo, pode ser a melhor ferramenta para fazermos a nossa parte, e ajudar as outras pessoas a fazerem o mesmo.
Quando ensinamos nossos filhos a poupar em determinados momentos em casa, estamos conseguindo aliados na luta contra o desperdício, e a favor do meio ambiente.
Faça a sua parte e ensine os seus filhos, familiares, amigos, e quem você puder, estas dicas e atitudes que são positivas para a nossa sociedade. Nosso planeta agradece.