Ecoterapias – Conheça 9 alternativas terapêuticas naturais e veja como aproveitar isso para melhorar a sua qualidade de vida.

Por: Airton Noé A. da Silveira. (Eng. ambiental)

09/10/2023

A associação de terapias com a utilização de temas e recursos da natureza são grandes aliadas quando se trata em buscar novas alternativas e métodos de implementar sistemas de auxílio às pessoas que precisam de algum tipo de ajuda de contexto terapêutico. 
Quando possibilitamos alternativas terapêuticas com a inclusão de aspectos, e elementos da natureza, adquirimos ferramentas naturais que podem contribuir e promover muitos benefícios para a mente e corpo, dos envolvidos que se beneficiam destes sistemas. 
Terapias mais naturais também podem ajudar a alcançar maiores níveis de equilíbrio emocional em função de uma maior integração com elementos da natureza que conseguem alcançar todos os sentidos do nosso corpo e mente. 
Formas de ecoterapia também são fortes aliadas na luta contra a ansiedade, a angústia, a depressão, a preguiça, entre outros diversos problemas e distúrbios físicos e mentais. 
A seguir veremos algumas formas de ecoterapia, e como podemos utilizar estes métodos.
Aromaterapia 
O uso de essências e perfumes naturais pode proporcionar uma melhoria no bem-estar e auxiliar no relaxamento do corpo e mente. Estes aromas podem ser adquiridos de diversas formas, como por exemplo, incensos, essências, perfumes, sabonetes, produtos de limpeza, difusores aromatizadores de ambientes, entre outros. 
Quando estimulamos o olfato para contrair e perceber aromas naturais agradáveis e suaves, promovemos sensações de bem-estar e segurança, que em muitas vezes estimula o cérebro a lembrar de momentos bons e acolhedores. 
Jardins elaborados com espécies de flores variadas, também são ótimas alternativas que geram perfumes que trazem sensações de bem-estar e satisfação, ajudando como ambientes agradáveis de alívio e reflexão. 
Visitar jardins perfumados regularmente pode ser um tipo de terapia alternativa que contribui para levantar o astral e atrair boas vibrações.
Hortas e jardins terapêuticos 
Adotar tarefas que promovam a possibilidade de tocar e manusear o solo e as plantas, como por exemplo a criação de hortas e jardins, pode ser muito benéfico para as pessoas, pois contribui como alternativas que diminuem o estresse, e podem ajudar a controlar a ansiedade e também problemas de pressão arterial. 
Além de possibilitar este contato direto com elementos da natureza, que sensibilizam e trazem bem-estar, é possível produzir alimentos orgânicos para complementar uma alimentação mais saudável dos envolvidos. 
Cuidar de jardins também é uma ótima forma de ocupar a mente com hábitos mais saudáveis, e ajuda as pessoas a permanecerem mais tempo em locais com melhor oxigenação, ajudando também no sistema respiratório, além do bem estar físico e mental que proporciona.
Fitoterapia e remédios naturais
O uso de remédios e chás de origens naturais, geralmente são alternativas mais saudáveis em relação a outras opções industrializadas, sempre que for possível o uso destas alternativas. 
Nem sempre é possível adotar alternativas naturais para tratar certas doenças e problemas de saúde, mas sempre que possível é interessante perguntar ao seu médico se há alternativas mais naturais para substituição ou de forma complementar. 
Na dúvida para a utilização de chás e remédios naturais, devemos sempre buscar um acompanhamento especializado de profissionais que podem auxiliar nesta parte, como por exemplo, nutricionistas e médicos. 
Há uma grande variedade de chás à venda no mercado de livre consumo, sendo possível integrar em nossas rotinas como complementos de terapias naturais, que trazem sensações de conforto e bem-estar, com um aconchegante toque natural.
Banhos com ervas e essências naturais
O uso de essências e ervas de banho, são alternativas naturais que proporcionam um maior relaxamento e bem-estar em momentos de banhos, que promovem melhorias para a mente e o corpo. 
Sabonetes, loções e shampoos com uso de matérias-primas naturais são ótimas fontes de aromas e propriedades benéficas para a pele e que podem proporcionar também melhores aspectos de relaxamento. 
Apesar de que muitos produtos que contêm maiores concentrações de elementos naturais em suas composições, terem um valor mais elevado se comparado com outros convencionais mais industrializados, ainda assim podemos garimpar e pesquisar produtos do gênero que são de fabricantes diversos e que às vezes disponibilizam no mercado alternativas mais acessíveis.
Ecoterapia com animais 
O uso de animais em terapias inclusivas é uma ótima alternativa para unir elementos que podem interagir com pessoas que tenham algumas limitações ou dificuldades com outras terapias convencionais. 
Pets podem ser ótimos aliados em métodos terapêuticos, pois o carinho e os laços afetivos criados entre as pessoas e seus pets, criam momentos que ajudam a motivar e trazer mais alegria no dia a dia. 
Adotar animais de estimação em muitos casos se torna uma terapia que levanta a auto estima das pessoas e promove fatores de responsabilidade e participação, que ocupam a mente e ajudam a exercitar os sentidos e a sensibilização. 
Terapia com sons da natureza
Em lugares como por exemplo, parques, trilhas e áreas verdes, é possível aproveitar momentos que é possível utilizar como uma  terapia que associa o relaxamento, a respiração, e a meditação, de forma que o próprio silêncio deixe espaço para ouvir os sons dos elementos da natureza ao seu redor. 
Esse tempo que se permite ouvir o canto de pássaros, o vento, e demais ruídos da natureza, são momentos que podem promover o relaxamento e bem-estar devido a perceber que isso representa um momento de integração da mente, corpo e o meio ambiente. 
Também existem várias faixas de áudio disponíveis em diversas plataformas na internet, como por exemplo no Youtube, que possuem sons da natureza e através destes sons é possível alcançar um melhor estado de relaxamento que auxilia na diminuição de problemas de ansiedade e pressão alta.
Decoração natural 
Elementos naturais como arranjo com flores e plantas, são ótimas alternativas que além de decorar os ambientes, trazem aspectos paisagísticos que proporcionam bem-estar e beleza para nossas casas. 
Cuidar de plantas e ver elas se desenvolverem e florescerem, proporcionam uma relevante fonte de motivação e pode impulsionar a sensação de necessidade de prosseguir e valorizar momentos assim. 
Além dos benefícios visuais e sentimentais que as decorações com plantas podem promover, temos outro aspecto muito positivo que é a purificação do ar destes ambientes e o aumento das quantidades de oxigênio nestes lugares.
Exercícios em ambientes naturais 
Caminhadas, corridas e outros exercícios ao ar livre, em parques e jardins, são ótimas alternativas que unem elementos naturais como o ar mais puro e ambientes com lugares de visuais mais relaxantes e agradáveis, com a movimentação do corpo e o relaxamento da mente. 
Fazer trilhas a pé, ou de bicicleta, são formas de curtir ambientes naturais, sozinhos ou acompanhados, que ajudam a relaxar e sair da rotina. Desta forma se torna uma boa opção de terapia que ajuda a eliminar traços de estresse e depressão. 
A meditação em jardins e áreas verdes também é uma ótima terapia que auxilia a relaxar a mente e corpo, e promove uma melhoria no equilíbrio da saúde física e psicológica dos praticantes.
Criação de arte com elementos naturais
Desenvolver artesanatos elaborados com materiais naturais ou provenientes de reciclagem, pode contribuir para a geração de momentos de relaxamento. 
A produção de artesanatos ecológicos além de servir como uma terapia para aliviar traços de estresse, pode contribuir como uma forma de geração de renda.
Esta renda gerada em função da comercialização de artigos ecológicos, tem por sua vez um papel de promover o bem-estar para o criador destes artigos, trazendo satisfação e felicidade ao ver os frutos dos momentos de criação.
A pintura e a elaboração de quadros utilizando tintas, folhas, sementes, penas, entre outros elementos naturais, também pode servir como ecoterapia, unindo o contato com a natureza e a arte. Gerando assim possibilidades que auxiliam na criação de momentos de relaxamento e que aliviam a tensão do cotidiano.
Lembrando que para obter os melhores resultados utilizando certas terapias, é preciso observar alguns aspectos de dedicação e manter certa regularidade e frequência nas atividades.  
Agora que você refletiu um pouco mais sobre estas alternativas de terapias naturais, veja quais que se adaptam melhor às suas condições e necessidades, e aproveite da melhor forma possível este conhecimento para ajudar na sua qualidade de vida. 
 
Divulgue também para outras pessoas este conhecimento, ajudando também para elas poderem ter uma vida mais saudável e feliz.

 

Spread the love

1 comentário em “Ecoterapias – Conheça 9 alternativas terapêuticas naturais e veja como aproveitar isso para melhorar a sua qualidade de vida.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *