Jardim Botânico de Lajeado – RS. Uma ótima opção para curtir a natureza.

Imagem:  Entrada do Jardim Botânico de Lajeado. Fonte: Airton Noé Araujo da Silveira.

 

Por: Airton Noé Araujo da Silveira. (Eng. Ambiental)
17/01/2022

 

O Jardim Botânico de Lajeado, no Rio Grande do Sul, é uma área destinada a conservação e educação ambiental, contando com 26 hectares de área, e possui um ótimo espaço para aproveitar o contato com a natureza. Nesta área, 76% é composta por mata nativa secundária, onde é possível fazer caminhadas em belas trilhas. O local é conduzido pela secretaria de Meio Ambiente de Lajeado.

A entrada no local é gratuita, todos os dias, e além de fazer a visitação e conhecer a coleção de árvores que o espaço reserva, é possível também comprar mudas de flores, e árvores de diversas espécies. A compra pode ser realizada previamente na secretaria de meio ambiente do município, e posteriormente é possível fazer a retirada das mudas no Horto Florestal do Jardim Botânico, de segunda a sexta. A lista de espécies disponíveis para venda, é divulgada periodicamente no Facebook do Jardim Botânico.

Imagem: Entrada do Jardim Botânico. Logo no acesso ao local, é possível visualizar que a área é muito bem organizada, limpa e muito bonita. Fonte: Airton Noé Araujo da Silveira.

Durante a visitação, é possível percorrer entre os viveiros de mudas, onde estão dispostas e organizadas por espécies, e estão identificadas com os seus respectivos nomes. Sendo assim, o visitante pode ir observando as mudas e também conhecendo melhor como são as características de formação das folhas e galhos de cada tipo de planta.

Imagem: Viveiros com proteção de sombrite, para abrigar as mudas. Fonte: Airton Noé Araujo da Silveira.

Há um espaço reservado para uma horta Ecopedagógica no Jardim Botânico, e este local serva para atividades e oficinas, dedicadas à crianças que estudam na região, e que participam destas atividades conforme um cadastramento prévio, no Centro de Educação Ambiental, localizado no Jardim Botânico de Lajeado (Av. Carlos Spohr Filho n° 3655 – em frente à UPA), onde ocorrerão todas as atividades. Este espaço auxilia então as crianças a participarem de atividades de educação ambiental, também com interações práticas, e isso é muito importante para prender a atenção das crianças e auxiliar no aprendizado.

Imagem: Espaço destinado a horta Ecopedagógica. Fonte: Airton Noé Araujo da Silveira.

O açude que se encontra no Jardim Botânico, auxilia muito na composição paisagística do local, e forma um belo cenário para diversos visitantes que aproveitam para usar este espaço para realização de ensaios fotográficos. Este açude também representa um ponto de auxílio para fauna local matar a sede, e auxilia no equilíbrio da umidade do solo do entorno.

Imagem: Açude do Jardim Botânico. Fonte: Airton Noé Araujo da Silveira.

Ao caminhar percorrendo o local, é possível contemplar diversos tipos de plantas, e conferir a coleção de árvores da Mata Atlântica, que atualmente chega a representar apenas 2% do que restou da cobertura original deste tipo de vegetação. Por isso, este local é de estrema importância para a preservação do restante deste tipo de Bioma.

Imagem: Mata no entorno do açude. Fonte: Airton Noé Araujo da Silveira.

Durante a caminhada pelas trilhas, é possível visualizar trechos com água corrente e também uma cascata, escondidas dentro da mata. As trilhas são identificadas com placas e são de fácil acesso, sendo possível percorrer tranquilamente a pé. Nas trilhas, além de apreciar a rica diversidade da flora local, também é possível visualizar representantes da fauna local, como por exemplo as aves nativas deste ambiente.

Imagem: Córregos dentro da mata. Fonte: Airton Noé Araujo da Silveira.

Bromélias, cactos e orquídeas, possuem um espaço reservado para uma coleção de espécies, que ficam protegidas e separadas dos demais viveiros. Este viveiro separado, encontra-se fechado para a visitação, mas há uma observação na página do Facebook do Jardim Botânico, que em breve será aberto a visitação.

Imagem: Viveiro reservado para bromélias, orquídeas e cactos. Fonte: Airton Noé Araujo da Silveira.

Este local é um belo exemplo de conservação e educação ambiental, pois une diversos aspectos como preservação de espécies, oferece interação de visitantes, propicia interações de estudantes, e também é um local de produção de mudas. Aspectos assim, além de ofertarem momentos de laser e tranquilidade para toda a família, oferecem exemplos e dicas de conservação e incentivo a compreensão das necessidades do meio ambiente. Vale a pena conferir!

Spread the love

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *