Lago Dourado, Santa Cruz do Sul. Reservatório artificial de água, e ponto turístico.

Imagem:  Lago Dourado em Santa Cruz do Sul – RS. Fonte: Airton Noé Araujo da Silveira.

 

Por: Airton Noé Araujo da Silveira. (Eng. Ambiental)
21/01/2022

 

O Lago Dourado localizado em Santa Cruz do Sul – RS, é um reservatório de água que foi construído para atender o município em épocas de estiagem, e foi inaugurado em 2000. Ao redor do Lago, há pistas para pedestres e ciclistas que podem percorrer todo o contorno deste, que possui 5,830 km de extensão.  

Para quem chega de carro ou moto ao local, há um estacionamento para os visitantes deixarem seus veículos.

Para as caminhadas, o percurso dura aproximadamente 1 hora. 

Imagem: Placa com informações sobre o Lago Dourado, próximo ao acesso do local. Fonte: Airton Noé Araujo da Silveira.

A localização do Lago é nas margens do Rio Pardinho, com acesso pela RS-409, e possui uma área de 228,43 hectares.

O espelho d’água é de aproximadamente 120 hectares. Este lago é de estrema importância para o município, pois em momentos como os que estamos passando atualmente no RS, com estiagem, este reservatório auxilia muito para atender a demanda da população, e traz um aspecto de segurança hídrica para a localidade. 

Imagem: Ao fundo da visualização do lago, é possível ver parcialmente a Cidade de Santa Cruz do Sul – RS. Fonte: Airton Noé Araujo da Silveira.

Este reservatório, é um exemplo prático para muitos outros municípios vizinhos ou não, que podem tomar como referência esta possibilidade, para não deixar chegar em um momento mais crítico de falta de água para abastecimento municipal.

Cabendo assim aos governantes estudarem as possibilidades e avaliarem os recursos necessários, juntamente com a empresa de abastecimento de água e saneamento local, para avaliação de implantação deste tipo de alternativa de reservatório artificial de água. Pois com o passar do tempo, e o desenvolvimento e ampliação dos municípios, juntamente com outras variáveis, como o aquecimento global, os recursos hídricos devem ser avaliados constantemente e preservados.

Sabemos que toda grande obra deste porte, causa impactos ambientais, e para instalações de reservatórios do gênero, se faz necessário um relatório de impacto ambiental, para obtenção das licenças ambientais para a obra. Estes relatórios podem ser realizados por engenheiros ambientais, em conjunto também com outros profissionais, para assegurarem a melhor forma de condução da obra, e verificação se há alguma restrição de local ou conduta a se observar. 

Imagem: Torres de transmissão de energia elétrica, cruzando cabos sobre o lago. Fonte: Airton Noé Araujo da Silveira.

Além das práticas de caminhada e ciclismo que é possível fazer ao redor do Lago, é possível descansar e relaxar em bancos ou na grama da margem do Lago, para poder apreciar o belo visual do local. 

Ao redor da Lago, na borda da pista, se encontram lixeiras bem acessíveis em determinados pontos, para que os pedestres não deixem nenhum tipo de resíduo no local, colaborando com a preservação e limpeza do ambiente.

 

Imagem: Pavimentação ao redor do Lago Dourado. Fonte: Airton Noé Araujo da Silveira.

Este grande reservatório de água, além de ajudar a suprir a necessidade de abastecimento de água do município, proporciona também um ponto de encontro e refúgio para a fauna local, como aves e outros animais. No entorno do lago, é possível visualizar que ainda há, alguns trechos de mata preservados. 

Imagem: Aves utilizando o Lago Dourado como refúgio. Fonte: Airton Noé Araujo da Silveira.

No local, é proibido a pesca, pois é um local de preservação ambiental, acompanhado pela guarda municipal, que faz o controle na área. Em determinados momentos do dia, até é possível visualizar alguns peixes nas margens do lago.

A entrada no espaço do local estava interditada no momento mais crítico da pandemia do Covid-19, mas está aberto à visitação atualmente.  

Imagem: Peixes nas margens do Lago. Fonte: Airton Noé Araujo da Silveira.

Práticas de natação e banho nas águas do lago, também são proibidas devido ao risco de afogamento, e para evitar incidentes com a fauna local, pois já houve relatos de visualização de cobras de grande porte no lago. 

Imagem: Exemplares de aves da espécie Vanellus chilenses, mais conhecida como quero-quero. Fonte: Airton Noé Araujo da Silveira.

A principal finalidade do lago, é garantir o abastecimento de água do município, mas devido ao porte da obra, e as belezas naturais que compõe o espaço, virou um forte ponto turístico de Santa Cruz do Sul.

Além do tratamento de água atual que a Corsan efetua utilizando este reservatório combinado com a captação de água do Rio Pardinho, há previsão de uma ampliação de estrutura.

Imagem: Simulação de nova estação de tratamento de Santa Cruz do Sul. Fonte: Portal Arauto.

Conforme informações no site da própria Corsan, a ampliação do tratamento de água em Santa Cruz do Sul, já estava no planejamento de expansão das atividades da empresa, e planejada em processo de licitação que ocorreu ano passado, para dar andamento nas obras.

Conforme publicação do Portal Arauto, a nova estação de tratamento de água, está prevista para ser instalada na Rua Bruno Agnes, no Bairro Bom Jesus, e as obras iniciaram no final de dezembro de 2021. Esta obra está condicionada a um investimento de aproximadamente 38 milhões de reais. Esta nova unidade de tratamento de água, está prevista para tratar até 800 litros de água por segundo. Portanto esta nova estrutura de tratamento de água na cidade de Santa Cruz do Sul, deve dobrar a capacidade de tratamento atual. Esta nova estação também contará com um reservatório auxiliar que está em funcionamento no Bairro Arroio Grande.

Este espaço do Lago Dourado, também é muito interessante aos Santa Cruzenses que utilizam para práticas esportivas de caminhada e ciclismo, pois a pista é muito bem pavimentada no entorno, e com separação entre pedestres e ciclistas. 

Vale a pena visitar e conferir o local.

 

 

Spread the love

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *