Por: Airton Noé Araujo da Silveira. – Eng. ambiental
26/01/25
A educação ambiental é muito mais do que aprender sobre cuidados com o meio ambiente e reciclagem, pois é uma ferramenta que transforma vidas e ajuda a moldar o comportamento de muitas pessoas, promovendo as mudanças mais significativas para o meio ambiente e a sociedade.
No dia 26 de janeiro é celebrado o dia mundial da educação ambiental, e serve para relembrar a todos sobre a necessidade que todos nós temos de preservar o meio ambiente e respeitar os limites do nosso planeta.
Em 1975, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura, (Unesco) realizou um encontro em Belgrado, localizado no país antigamente conhecido como Iugoslávia, e resultou na Carta de Belgrado, servindo como marco introdutório da educação ambiental. Desde então, a data começou a ser celebrada mundialmente.
Para compreender melhor como a educação ambiental funciona, a seguir temos alguns pontos que são interessantes entender melhor.
Impactos na sociedade:
Consciência coletiva: A educação ambiental auxilia a despertar a compreensão sobre os desafios ambientais, como a perda da biodiversidade, as mudanças climáticas, e a poluição no meio ambiente. Quanto mais pessoas conscientes e informadas, mais há colaboradores para buscar soluções coletivas.
Engajamento social: Auxilia no incentivo e na participação cidadã em ações ambientais, como mutirões de plantio de árvores e limpezas em áreas verdes, e mobilizações por buscar políticas públicas mais sustentáveis.
Economia verde: Ajuda a criar procedimentos e métodos sustentáveis, por meio da atuação de profissionais preparados para atuar em setores voltados a questões que abordam pautas ambientais, impulsionando a transição para uma economia mais sustentável.
Inclusão e justiça social: Ajuda a promover a igualdade de acesso ao conhecimento de assuntos ambientais, criando oportunidades e mais voz a grupos historicamente menos favorecidos.
Impactos no meio ambiente:
Redução de impactos negativos: Ao conscientizar as pessoas sobre o uso consciente de recursos, destinação adequada de resíduos, formas de evitar a poluição, entre outras práticas positivas, a educação ambiental contribui de forma efetiva para diminuir os impactos no meio ambiente.
Preservação de ecossistemas: Programas educacionais incentivam o uso sustentável de recursos naturais, ajudam na conservação da biodiversidade, evitam muitas várias formas de poluição por descarte inadequado de resíduos, ajudando assim a preservar muitos habitats e os seres vivos que nele habitam.
Mitigação climática: Grupos de cidadãos mais educados são mais conscientes e resilientes, sendo assim mais adaptados para superar os efeitos das mudanças climáticas, seguindo soluções mais sustentáveis no dia a dia.
Ciclo de sustentabilidade: Ao ensinar jovens e crianças, é promovido um efeito multiplicador, pois cada indivíduo mais educado ambientalmente torna-se um agente de mudança em sua família, escola e grupo social.
Pensando nestes pontos anteriormente apontados, podemos entender melhor que investir na educação ambiental é investir no futuro mais sustentável.
Mesmo que pareçam pequenas as ações, como, por exemplo, ensinar sobre reciclagem e ecologia, estamos a incorporar conceitos e possibilidades que têm o poder de transformar sociedades inteiras.
E como você acha que a educação ambiental pode realmente ajudar o meio ambiente?
Ao compartilhar conteúdos de reflexão sobre práticas sustentáveis e inspiradoras, você também pode ajudar a inspirar outras pessoas a promoverem as mudanças necessárias para termos um mundo mais equilibrado e preservado.
Todos nós podemos fazer algo para ajudar na preservação do meio ambiente, e existem várias formas de fazer isso, e transmitindo ideias positivas, é uma delas. Faça a sua parte, escolha uma forma para começar, e vá em frente.
Visualizações 64