Por: Airton Noé A. da Silveira. – Eng. ambiental
05/12/24
A mineração
A mineração é uma atividade fundamental para o desenvolvimento da sociedade moderna, pois fornece diversos minerais que são essenciais para a fabricação de uma variedade de produtos, desde a construção civil, até a produção de produtos eletrônicos.
O processo de mineração é a extração de recursos minerais da crosta terrestre, que é destinada para uso industrial, tecnológico, energético, construtivo, e entre outras aplicações.
Na mineração, os principais fatores que alteram a paisagem ocorrem em função de atividades caracterizadas por aberturas de cavas, disposição de materiais não aproveitáveis, e também decorrentes da disposição de rejeitos resultantes dos processos de beneficiamento e processamento.
Porém, com a exploração desenfreada de minerais acabam ocorrendo diversos impactos significativos ao meio ambiente, trazendo assim um importante fator que é a busca de um equilíbrio entre a necessidade e exploração de recursos minerais e a preservação do meio ambiente.
A mineração é uma das práticas econômicas mais antigas e de extrema importância para o desenvolvimento da humanidade.
A importância dos minerais na sociedade
Os minerais desempenham um papel importantíssimo no desenvolvimento da sociedade moderna, sendo fundamental para a produção de bens de consumo, elementos de infraestrutura e de tecnologia.
Apesar da mineração ter sua relevância na economia mundial, ela está ligada a desafios importantes relacionados à sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento social.
Países como a China, Austrália e o Brasil estão entre os maiores produtores mundiais de minerais como o ferro e bauxita.
Alguns países africanos e latino-americanos têm grande potencial para a mineração, mas enfrentam ainda grandes desafios como a instabilidade política e os conflitos sociais.
Alguns minerais são essenciais para a sociedade como conhecemos hoje, como o ferro fundamental na fabricação de aço, o cobre utilizado em fiações elétricas, e também o alumínio amplamente utilizado na indústria automotiva, entre outras.
Além destes citados anteriormente, temos o carvão mineral que é uma fonte primária de energia que ainda é utilizada em muitas indústrias, e o ouro que possui grande importância no setor financeiro.
Portanto, a exploração não sustentável ou a escassez desses minerais pode impactar a sociedade de forma muito grave.

Fonte: FARIAS (2014)
Os impactos ambientais da mineração
A mineração também é responsável por diversos impactos ambientais em função da extração de abundância de materiais e todos os métodos e processos envolvidos.
Alteração de paisagem
A mineração, que ocorre ao ar livre, remove grandes volumes de solos e rochas, modificando e alterando ambientes e ecossistemas.
Perda de biodiversidade
Em função da remoção e extração de solo e coberturas vegetais de áreas de mineração, ocorre a alteração de habitats e ecossistemas, reduzindo a biodiversidade local.
Contaminação do solo e das águas:
O uso de certos produtos químicos que auxiliam o processo de mineração, como, por exemplo, o cianeto e o mercúrio na extração de ouro, promovem a contaminação de corpos d’água e aquíferos, e seus rejeitos contaminam o solo. A geração de rejeitos também colabora para a poluição de muitos habitats.
Emissões atmosféricas:
Certas partículas de poeira e gases tóxicos são frequentemente liberados durante processos de extração, limpeza e o beneficiamento de minerais.
Mudanças climáticas:
Em função da exploração do carvão e do petróleo, ocorre a contribuição para emissões de gases de efeito estufa, influenciando assim nas mudanças climáticas que afetam todo o mundo.
Deslocamento de povoados e comunidades:
Conforme ocorre, pontos de mineração em territórios de povos indígenas e comunidades rurais, acontecem frequentemente a remoção forçada destes grupos sociais que têm suas vidas e seus costumes afetados.
Acidentes com barragens:
Em função da criação de barragens para acondicionar rejeitos de mineração, se criam também as possibilidade de acidentes decorrentes do alto risco a ser acompanhado e administrado, com a criação de estruturas artificiais de contenção de grandes volumes de água.
Poluição sonora:
Em função de muitas atividade e processos de mineração envolverem grandes maquinários, explosivos entre outros equipamentos de grande porte, ocorrem grande emissões de ruídos causando assim focos de poluição sonora na área explorada. Este tipo de poluição afeta a fauna local, prejudicando momentos de descanso e reprodução, forçando muitas espécies a fugirem de determinados habitats. Comunidades e povoados também podem ser afetados por este tipo de problema que causa estresse e desconforto.
A maior parte da disposição de rejeitos da mineração mundial se faz por barragens de rejeitos, cuja função principal é a contenção dos mesmos, tendo por objetivo secundário a reservação de água para o reuso na mina e/ou no beneficiamento.
Os impactos ambientais e os riscos associados às barragens de rejeitos e depósitos de estéril estão entre os mais significativos para a indústria da mineração.
Fonte: IBRAM
A seguir vemos alguns exemplos dos principais minerais mais explorados na Terra e seus impactos.
1. Ferro (Hematita e Magnetita)
Utilização: Na produção de aço, na construção civil, e de infraestrutura.
Impactos Ambientais:
Destruição de ecossistemas devido à mineração ao ar livre.
Contaminação de recursos hídricos por rejeitos.
Emissão de partículas durante o transporte e processamento.
2. Alumínio (Bauxita)
Uso: Produção de alumínio para a construção civil, aviação, embalagens, entre outras.
Impactos Ambientais:
Alteração do solo devido à remoção da camada superficial.
Geração de lama vermelha como rejeitos altamente alcalinos.
Consumo energético elevado no processo de remoção.
3. Ouro
Uso: Na confecção de joias, reservas e estoques de valores, na eletrônica.
Impactos Ambientais:
Em função do uso de mercúrio e cianeto, ocorre a contaminação de corpos d’água.
Desmatamento e perda de biodiversidade, e erosão em áreas florestais.
Impactos sociais em comunidades locais.
4. Carvão mineral
Uso: Na geração de energia, e na indústria siderúrgica.
Impactos Ambientais:
Geração de emissões de gases de efeito estufa (CO2 e CH4).
Poluição de rios e córregos em função do contato com o fluxo ácido de minas, que são tipos de efluentes gerados em minas.
Alteração de estruturas do solo após a mineração subterrânea.
5. Cobre
Uso: Na confecção de cabos elétricos, em eletrônicos, e na construção.
Impactos Ambientais:
Promove a contaminação de águas subterrâneas e do solo, com metais pesados.
Consumo de grandes volumes de água.
Deposição de rejeitos em áreas frágeis.
6. Níquel
Uso: Na produção de aço inoxidável, e confecção de baterias.
Impactos Ambientais:
Acidificação de solos e águas pela mineração de sulfetos.
Emissões de poluentes atmosféricos.
Redução da biodiversidade em áreas mineradas.
7. Lítio
Uso: Em baterias de íons de lítio para eletrônicos e veículos elétricos.
Impactos Ambientais:
Redução de aquíferos devido à degradação em regiões áridas.
Consumo excessivo de água.
Alteração de ecossistemas, e liberação de elementos tóxicos.
Esses são alguns exemplos de minerais que se destacam na mineração mundial, e demonstram como a exploração de minerais está intrinsecamente ligada à geração de impactos ambientais e sociais.
Em função dos riscos ao meio ambiente, é fundamental optar por práticas de mineração mais sustentáveis e avançar no desenvolvimento e aplicação de tecnologias de remediação para mitigar danos ambientais.
Sustentabilidade na mineração
Somente com o uso de práticas sustentáveis e tecnologias limpas, podemos melhorar a mineração em relação aos aspectos de mitigação e redução de impactos ambientais.
É muito difícil ocorrer a mineração sem a geração de consequências para o meio ambiente, pois é fundamental para que a atividade possa acontecer, que sejam trabalhadas e alteradas grandes áreas.
A seguir serão abordadas algumas formas de minimizar e reduzir impactos ambientais em função da mineração:
Reabilitação de áreas exploradas para a mineradas:
A recuperação de ecossistemas envolve reflorestamento, criação de lagos artificiais ou restauração do solo para uso agrícola.
Mineração circular:
A reciclagem de metais e minerais reduz a necessidade de proteção primária.
Uso de energia renovável:
A substituição de combustíveis fósseis por energia solar ou eólica em operações mineradoras.
Monitoramento ambiental avançado:
Sensores e drones são usados para monitorar o desmatamento, qualidade do ar e águas residuais.
Extração com menor impacto:
Métodos como a mineração subterrânea em vez de extração ao ar livre, em certos casos, auxiliam a reduzir o impacto visual e ambiental.
Aplicação de técnicas e conhecimento geológico avançado, auxiliam na identificação de territórios viáveis, reduzindo assim a quantidade de rejeitos a serem gerados nos processos de extração.
Treinamentos e segurança no trabalho:
Por meio de capacitações e repasse de conhecimentos, é possível treinar e preparar os trabalhadores do setor de mineração para buscarem sempre os melhores índices de segurança dos processos e atividades envolvidas, reduzindo assim algumas possibilidades de acidentes que resultam em impactos ambientais.
Fontes:
IBRAM, Instituto Brasileiro de Mineração
Farias, Carlos E. Gomes – Mineração e Meio Ambiente no Brasil, CGEE , 2002
Visualizações 137