Parque Witeck – Conheça o abrigo de 2100 espécies vegetais de todo o mundo, que já foi um dia, uma área degradada.

Por: Airton Noé A. da Silveira. ( Eng. ambiental )

04/01/2023

No município de Novo Cabrais – RS, encontra-se o Parque Witeck, que teve início em 1962, quando Acido Witeck comprou uma propriedade que se encontrava com o solo bastante degradado, devido a longa utilização considerando a criação de gado neste local.
Além da situação degradada do solo em função da criação de gado, o desmatamento no restante da vegetação e as queimadas, estavam acabando com o resto da natureza que ainda se encontrava na região.
Imagem: O parque conta com uma linda área de reflorestamento, e com trilhas para visitação.
Fonte: Airton Noé 
A área do parque tem aproximadamente 70 hectares, e Acido Witeck dedicou boa parte de sua vida na recuperação do local, onde começou a trabalhar o solo, renovando a fertilidade deste, e plantando diversas espécies vegetais de vários países.
Neste parque há um lago chamado de Lago Encantado, e este foi um dos primeiros reservatórios de água da propriedade, que ajudaram a mudar o clima local e a irrigação da vegetação nas proximidades. Neste lago, houve a utilização de camada de argila que auxiliou muito na retenção da água.
Imagem: O parque conta com lagos que auxiliam muito na manutenção da fauna e flora local.
Fonte: Airton Noé
Acido Witeck iniciou plantando coníferas de várias partes do mundo, como da Europa, Ásia, América do Norte e Oceania, e organizou um sistema paisagístico fantástico com outras inúmeras espécies vegetais.
Neste parque foi feito um longo processo de adaptação de espécies vegetais, que podem ser conferidas neste local, que conta atualmente com aproximadamente 2100 espécies vegetais diversas.
Imagem: Espaço de um memorial em homenagem ao fundador do parque.
Fonte: Airton Noé
O parque também conta com a produção de algumas espécies para comercialização.
Conforme foram sendo adaptadas as divesas espécies vegetais, foram surgindo naturalmente novos moradores do reino animal, que buscaram refúgio e alimentação nesta nova área preservada.
Imagem: Taxodium – Coníferas nativas da América do Norte. Esta espécie possui uma particularidade que é ter parte de suas raízes formando pontas para fora do solo. Estas coníferas são bastante tolerantes a solos encharcados.
Fonte: Airton Noé
Além de ser uma ótima opção de passeio, o Parque Witeck é um exemplo de reflorestamento, e restauração ambiental de local onde anteriormente, estava em situação de degradação.
Imagem: O parque conta com coníferas nativas do Brasil, e de outros países também.
Fonte: Airton Noé 
É possível fazer a visitação por boa parte do parque, através de trilhas muito bem sinalizadas e acessíveis, próximas de lagos presentes e entre a vegetação. Também há algumas área de preservação presentes no local, que costumam estar fechadas para visitação.
Imagem: Além da grande variedade de árvores, também é possível ver no parque, muitas flores e folhagens de pequeno.
Fonte: Airton Noé 
Confira a seguir, mais algumas imagens do Parque Witeck:

Imagens: Pontos diversos do parque

Fonte: Airton Noé

O Parque Witeck está localizado na Rodovia BR-153, s/n, Zona Rural, Novo Cabrais – RS, 96545-975.
Para mais informações sobre o parque, confira no link a seguir:
 
Spread the love

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *