Por: Airton Noé A. da Silveira. ( Eng. ambiental )
27/10/2023
O termo Piracema é utilizado principalmente no Brasil, e é referente ao processo de migração de várias espécies de peixes de água doce, para chegarem em seus locais de desova.
Este fenômeno é importantíssimo para manter o equilíbrio ecológico e a sustentabilidade das populações de diversas espécies de peixes, e outros organismos ligados a esta cadeia alimentar.
O processo da Piracema é marcado por um período em que diversas espécies de peixes tendem a realizar longas viagens em sentido de rio acima, percorrendo afluentes, para finalizar suas jornadas em locais propícios de desova ou reprodução.
Em alguns locais, esta migração dos peixes ocorre durante a estação mais chuvosa, devido ao período em que o nível da água sobe e promove a criação de condições mais adequadas para os peixes realizarem estas jornadas rio acima.
No período da Piracema os peixes migram para depositar seus ovos em locais específicos, pois de alguma forma eles são guiados por uma união de instintos e memória genética, que guiam estes animais para áreas onde os peixes jovens terão maiores chances de se desenvolverem e sobreviverem.
Algumas destas áreas, que são propícias à reprodução, são caracterizadas por correntes mais lentas com presença de vegetação inundada, entre outros fatores que ajudam em aspectos de proteção para os ovos e os pequenos recém-eclodidos.
Este processo de migração é essencial para promover a continuação das populações de vários peixes, e dessa forma ajuda a garantir a sua sobrevivência a longo prazo.
Os peixes que migram durante o período de Piracema desempenham um importante papel em diversos ecossistemas em função que movimentam muitas cadeias alimentares neste percurso, ajudando também a manter o equilíbrio ecológico destas regiões envolvidas.
Além disso, os peixes também colaboram para a reciclagem de muitos nutrientes no ecossistema, transportando muitos elementos entre diferentes partes destes cursos de água.
A Piracema também ajuda em um importante aspecto socioeconômico, que ajuda a manter as populações de peixes de muitos lugares em equilíbrio, que por sua vez promove o sustento de muitas famílias que vivem de atividades de pesca.
Com uma regulamentação mais rigorosa para a pesca em períodos de Piracema, acontece a promoção de atividades de pesca mais sustentáveis, e isso ajuda a proteger as populações de peixes, considerando também as suas futuras gerações.
O período anual da Piracema enfatiza a importância dos esforços de conservação e toda a regulamentação necessária para proteger as mais diversas espécies de peixes durante seus períodos reprodutivos.
Em muitas regiões do país, temos leis e regulamentos que ajudam restringindo práticas insustentáveis e controlam a pesca, evitando a exploração sem limites das populações de peixes. Entre estas regras específicas para a época de Piracema, temos regiões que tem a proibição de uso de redes, e locais distintos que são totalmente proibidos para a pesca, entre outras regras.
Alguns fatores, como as mudanças climáticas durante o período de Piracema, podem prejudicar a época prevista para a reprodução dos peixes devido a alterações em padrões de temperatura e níveis dos cursos de água.
Além de mudanças climáticas, outras ações humanas, como por exemplo, despejos de efluentes não tratados e produtos químicos em rios e córregos, podem influenciar nas alterações de estabilidade e qualidade dos cursos de água, perturbando os padrões migratórios naturais dos peixes.
Consequentemente, isso acabará afetando a capacidade de reprodução de muitos peixes.
Considerando estes aspectos de sustentabilidade que a Piracema envolve, podemos compreender que este se trata de um evento natural importantíssimo para diversas espécies de peixes que migram para se reproduzirem em sistemas de água doce.
Os períodos oficiais de Piracema no Brasil, tem uma certa variação em função de estados e regiões, devido às suas particularidades regionais e climáticas.
“A partir do dia 1º de outubro até o dia 31 de janeiro de 2023 estará vigendo a regulamentação da Piracema nos rios e afluentes da bacia do Rio Uruguai”
Fonte: Polícia Militar Santa Catarina
“Em São Paulo e no Mato Grosso do Sul (Pantanal), por exemplo, a Operação Piracema está prevista para iniciar em 2 de outubro de 2023 e terminar em 1 de fevereiro de 2024.”
Fonte: Oeste Marine
Fique atento ao período de Piracema do seu estado, e consulte as regras de pesca de sua região para esta época.
Conhecendo melhor o que é, e do que se trata a Piracema, fica muito mais fácil compreender a sua importância e ajudar a cuidar e respeitar este importante período para diversas espécies e vários ecossistemas.
Visualizações 4