Conheça as plantas apontadas em pesquisa da NASA, como ótimas purificadoras de ar.

Por: Airton Noé Araujo da Silveira. ( Eng. Ambiental )

05/12/2022

 

As plantas são importantes seres vivos que participam, de muitos ambientes, mesmo que urbanos, onde vivemos boa parte de nossas vidas.
Aqueles ambientes que possuem mais plantas, tendem a proporcionar ambientes mais saudáveis e agradáveis. Elas podem ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas e tornar ambientes mais amigáveis.
Elas também fornecem muitos outros benefícios, como diminuir o estresse, melhorar o humor, aumentar a criatividade e aumentar a produtividade.
O ar dentro de nossas casas, também pode apresentar certos níveis de poluição, mesmo que em diferentes proporções que o ar encontrado, nas ruas, como por exemplo.
Poluentes nos ambientes internos podem levar a problemas respiratórios e outros problemas de saúde.
Alguns destes poluentes internos podem ter origem, como por exemplo:
_Resultantes de queima de combustíveis, utilizados na cozinha.
_Resultantes de combinações de produtos de limpeza.
_Resultantes de consumo de cigarros.
_Resultantes de poluição vinda de fontes externas próximas.
_Resultantes de máquinas e ferramentas.
_Resultantes de armazenamento inadequado de produtos químicos.
Neste caso, as plantas podem oferecer uma solução natural para purificar o ar de sua residência e neutralizar boa parte desses poluentes do ar.
Todas as plantas possuem certo potencial de purificar o ar, porém algumas espécies possuem maior capacidade de purificar o ar, em relação a outras.
Além das plantas serem uma forma natural de melhorar a qualidade do ar, elas absorvem os poluentes do ar e liberam oxigênio limpo no meio ambiente.
 

Pesquisa

Em função da necessidade de melhorar a qualidade do ar, em veículos para viagens espaciais, a NASA desenvolveu uma pesquisa que avaliou algumas espécies vegetais, com a finalidade de identificar quais teriam melhores capacidades de filtrar o ar.
Conforme informação obtida na pesquisa da NASA, já foram encontrados mais de 100 tipos de poluentes no ar, dentro de veículos espaciais.
Considerando este grave problema de qualidade do ar, a pesquisa foi conduzida com avaliações em diferentes ambientes urbanos internos, onde eram encontrados poluentes semelhantes, e se buscou testar as plantas nestes locais.
 
As plantas apontadas conforme o estudo, que obtiveram melhores resultados na purificação do ar, são as seguintes:
_Clorofito
_Babosa
_Espada de são Jorge
_Dramacena de madagascar
_Lírio da paz
_Hera inglesa
_Ráfia
_Jiboia
_Azaleia
_Gérbera
_Samambaia
_Camedórea bambu
Para acessar o documento com a pesquisa da Nasa, com os detalhes técnicos, poluentes analisados e demais detalhes, acesse o link abaixo:
Spread the love

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *