PLM – Saiba o que é, e como aplicar os conceitos deste sistema ligado a sustentabilidade.

Por: Airton Noé Araujo da Silveira. ( Eng. Ambiental )

18/08/22

A sigla PLM tem origem do inglês, em referência ao termo Product Lifecycle Management. Traduzindo para português, se refere ao ciclo de vida de um determinado produto.
A avaliação do ciclo de vida dos produtos, pode ser considerado como um roteiro de estrema importância para implementar em empresas que desejam ser mais competitivas e adaptadas a evolução do mercado.
Até pouco tempo atrás, em boa parte das empresas não se falava muito, em relação a uma avaliação mais detalhada, referente ao tempo de vida dos produtos, considerando um ciclo mais completo, desde a produção até a sua reciclagem.
O PLM surgiu a partir de uma necessidade resultante das várias mudanças no ambiente de produtos manufaturados. Uma dessas mudanças foi o rápido crescimento da quantidade e complexidade de informações na cadeia de valor das empresas.
Fonte: STARK, 2006.
O sistema de PLM, pode ajudar as empresas a alcançarem alguns objetivos importantes, como por exemplo, quando o contexto é de aproveitar melhor os recursos e se comprometer realmente com os produtos e possíveis resíduos gerados.
Aspectos relacionados a real situação, e a posição de um determinado produto no mercado, também podem ser observadas em função de uma avaliação mais detalhada do ciclo de vida.
Pois conforme o tempo de vida útil de um produto, está diretamente ligado a imagem que ele reflete no mercado, é importante saber se a durabilidade está atendendo ao consumidor, ou está queimando a marca por durar menos que a concorrência.
As informações sobre como estão os produtos no mercado, podem servir como indicadores que anunciam alguma possível necessidade, para acionar tomadas de decisão ou ações corretivas.
A inspiração para o crescente processo de negócios agora conhecida como PLM, veio da American Motors Corporation (AMC). A montadora está tentando uma maneira de acelerar seu processo de desenvolvimento de produtos para competir contra seus maiores concorrentes em 1985, com François engenharia de produção, vice-presidente e desenvolvimento de produtos.
Fonte: Artigos.wiki
O sistema PLM, auxilia no planejamento de estratégias que guia a produção de determinados produtos, de forma mais previsível, e com maior precisão para atingir as metas e os resultados desejados.
Levando em conta o ciclo de vida dos seres vivos, que tem períodos distintos desde o nascimento, até o fim da vida, podemos também fazem uma breve comparação que os produtos produzidos, também tem uma origem, e fim.
O nascimento dos produtos, iniciam como por exemplo, na seleção das matérias primas desejadas, e o período de sua produção inicial.
Neste período de nascimento dos produtos, é possível avaliar o ciclo da cadeia de matérias primas envolvidas, e de que forma se trata todos os elementos envolvidos, como processos, materiais, mão de obra, e outros fatores envolvidos.
No período de vida útil dos produtos, outros aspectos podem ser observados e avaliados, considerando como por exemplo, elementos ligados as características de funcionalidade, durabilidade, e o comportamento dos consumidores em relação ao uso, e a aceitação destes.
Nesta etapa é importante observar como está a interação dos clientes com os produtos avaliados. Desta forma é fácil observar, se o produto tem uma tendência interessante, ou nem tanto.
Compreender o sistema PLM, auxilia na formação de opinião e ajuda a conhecer de forma mais detalhada os produtos, considerando mais as possibilidades positivas e negativas, que refletem em determinantes que influenciam na permanência destes no mercado.
Resumidamente então, compreender a etapa de vida útil do produto, ajuda a manter ele no mercado.
Considerando o período de fim de vida útil dos produtos, é possível levantar algumas informações como por exemplo, em relação a sua reciclagem, reaproveitamento, e aspectos de logística reversa.
Nestas 3 etapas que compõe o ciclo de vida dos produtos, é possível detectar vários pontos que podem ajudar a tornar estes em aspectos positivos, conforme cada período.

Pontos positivos que podem ser avaliados na etapa de nascimento do produto:

  • Melhoria de qualidade nos processos de fabricação
  • Melhoria de qualidade das matérias primas selecionadas
  • Diminuição de desperdícios de matérias primas
  • Melhoria na identificação para rastreabilidade
  • Diminuição de desperdícios de insumos auxiliares de produção
  • Melhoria no tempo de processos
  • Redução no consumo de energia
  • Melhoria em aspectos que concedem durabilidade
  • Identificar possibilidades diversas de reaproveitar materiais envolvidos
  • Diminuição de etapas desnecessária no processo
  • Melhorias em aspectos de embalagens
  • Melhorias em aspectos de segurança no processo
  • Melhoria em aspectos de segurança oferecida pelo produto
  • Conceder aspectos inovadores ao produto
Pontos positivos que podem ser avaliados na etapa de vida útil do produto:
  • Verificação da durabilidade
  • Comportamento desejado no contexto de consumo
  • Possibilidades para atender um amplo público consumidor
  • Boa aceitação dos consumidores em comparação com a concorrência
  • Aspectos que definem a boa imagem do produto
  • Verificação de eficiência energética na prática
  • Funcionamento de aspectos de rastreabilidade
  • Possibilidades de melhoria na estratégia de marketing

Pontos positivos que podem ser avaliados na etapa final da vida útil do produto:

  • Possibilidade de reciclagem
  • Possibilidade de atender a aspectos de logística reversa
  • Isenção de possíveis aspectos contaminantes ao meio ambiente
  • Facilidade para o consumidor descartar o produto
  • Aspectos de segurança relativos ao comportamento final do produto
  • Componentes biodegradáveis
  • Possibilidades de reaproveitamento de componentes e materiais
  • Comportamento de final de vida útil, que não afete a imagem do produto no mercado
Tendo em vista estas observações previamente citadas, referentes a um amplo detalhamento que é possível organizar para realizar a avaliação do ciclo de vida de um produto, facilita a compreensão de que o sistema tem um ótimo potencial para ajudar a manter um produto no mercado de forma satisfatória.
Em função dos pontos positivos que a ferramenta PLM pode trazer aos produtos e aos envolvidos, ocorre também em paralelo aspectos ligados a sustentabilidade, e a melhoria da preservação ambiental.
É possível encontrar literaturas abordando a PLM, dividida em mais fases.
Considerando a primeira correspondente ao desenvolvimento antes do lançamento, e a segunda fase ligada à introdução e disponibilização do produto para os consumidores.
A terceira fase de vida do produto, seria a aceitação deste no mercado, e posteriormente a quarta fase, aparece representada pelo melhor momento de estabilidade, no auge de vendas deste.
A quinta fase então pode ser representada por aspectos ligados ao fim de vida útil do produto, com o declínio do desempenho, e o fim das possibilidades de uso.
Para buscar uma boa leitura com mais informações sobre o tema, fica a dica do livro de título “Product Lifcycle Management for Society”.
Imagem: Capa do livro “Product Lifcycle Management for Society”.
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