Por: Airton Noé Araujo da Silveira. ( Eng. Ambiental )
18/08/22
A sigla PLM tem origem do inglês, em referência ao termo Product Lifecycle Management. Traduzindo para português, se refere ao ciclo de vida de um determinado produto.
A avaliação do ciclo de vida dos produtos, pode ser considerado como um roteiro de estrema importância para implementar em empresas que desejam ser mais competitivas e adaptadas a evolução do mercado.
Até pouco tempo atrás, em boa parte das empresas não se falava muito, em relação a uma avaliação mais detalhada, referente ao tempo de vida dos produtos, considerando um ciclo mais completo, desde a produção até a sua reciclagem.
O PLM surgiu a partir de uma necessidade resultante das várias mudanças no ambiente de produtos manufaturados. Uma dessas mudanças foi o rápido crescimento da quantidade e complexidade de informações na cadeia de valor das empresas.
Fonte: STARK, 2006.
O sistema de PLM, pode ajudar as empresas a alcançarem alguns objetivos importantes, como por exemplo, quando o contexto é de aproveitar melhor os recursos e se comprometer realmente com os produtos e possíveis resíduos gerados.
Aspectos relacionados a real situação, e a posição de um determinado produto no mercado, também podem ser observadas em função de uma avaliação mais detalhada do ciclo de vida.
Pois conforme o tempo de vida útil de um produto, está diretamente ligado a imagem que ele reflete no mercado, é importante saber se a durabilidade está atendendo ao consumidor, ou está queimando a marca por durar menos que a concorrência.
As informações sobre como estão os produtos no mercado, podem servir como indicadores que anunciam alguma possível necessidade, para acionar tomadas de decisão ou ações corretivas.
A inspiração para o crescente processo de negócios agora conhecida como PLM, veio da American Motors Corporation (AMC). A montadora está tentando uma maneira de acelerar seu processo de desenvolvimento de produtos para competir contra seus maiores concorrentes em 1985, com François engenharia de produção, vice-presidente e desenvolvimento de produtos.
Fonte: Artigos.wiki
O sistema PLM, auxilia no planejamento de estratégias que guia a produção de determinados produtos, de forma mais previsível, e com maior precisão para atingir as metas e os resultados desejados.
Levando em conta o ciclo de vida dos seres vivos, que tem períodos distintos desde o nascimento, até o fim da vida, podemos também fazem uma breve comparação que os produtos produzidos, também tem uma origem, e fim.
O nascimento dos produtos, iniciam como por exemplo, na seleção das matérias primas desejadas, e o período de sua produção inicial.
Neste período de nascimento dos produtos, é possível avaliar o ciclo da cadeia de matérias primas envolvidas, e de que forma se trata todos os elementos envolvidos, como processos, materiais, mão de obra, e outros fatores envolvidos.
No período de vida útil dos produtos, outros aspectos podem ser observados e avaliados, considerando como por exemplo, elementos ligados as características de funcionalidade, durabilidade, e o comportamento dos consumidores em relação ao uso, e a aceitação destes.
Nesta etapa é importante observar como está a interação dos clientes com os produtos avaliados. Desta forma é fácil observar, se o produto tem uma tendência interessante, ou nem tanto.
Compreender o sistema PLM, auxilia na formação de opinião e ajuda a conhecer de forma mais detalhada os produtos, considerando mais as possibilidades positivas e negativas, que refletem em determinantes que influenciam na permanência destes no mercado.
Resumidamente então, compreender a etapa de vida útil do produto, ajuda a manter ele no mercado.
Considerando o período de fim de vida útil dos produtos, é possível levantar algumas informações como por exemplo, em relação a sua reciclagem, reaproveitamento, e aspectos de logística reversa.
Nestas 3 etapas que compõe o ciclo de vida dos produtos, é possível detectar vários pontos que podem ajudar a tornar estes em aspectos positivos, conforme cada período.
Pontos positivos que podem ser avaliados na etapa de nascimento do produto:
Melhoria de qualidade nos processos de fabricação
Melhoria de qualidade das matérias primas selecionadas
Diminuição de desperdícios de matérias primas
Melhoria na identificação para rastreabilidade
Diminuição de desperdícios de insumos auxiliares de produção
Melhoria no tempo de processos
Redução no consumo de energia
Melhoria em aspectos que concedem durabilidade
Identificar possibilidades diversas de reaproveitar materiais envolvidos
Diminuição de etapas desnecessária no processo
Melhorias em aspectos de embalagens
Melhorias em aspectos de segurança no processo
Melhoria em aspectos de segurança oferecida pelo produto
Conceder aspectos inovadores ao produto
Pontos positivos que podem ser avaliados na etapa de vida útil do produto:
Verificação da durabilidade
Comportamento desejado no contexto de consumo
Possibilidades para atender um amplo público consumidor
Boa aceitação dos consumidores em comparação com a concorrência
Aspectos que definem a boa imagem do produto
Verificação de eficiência energética na prática
Funcionamento de aspectos de rastreabilidade
Possibilidades de melhoria na estratégia de marketing
Pontos positivos que podem ser avaliados na etapa final da vida útil do produto:
Possibilidade de reciclagem
Possibilidade de atender a aspectos de logística reversa
Isenção de possíveis aspectos contaminantes ao meio ambiente
Facilidade para o consumidor descartar o produto
Aspectos de segurança relativos ao comportamento final do produto
Componentes biodegradáveis
Possibilidades de reaproveitamento de componentes e materiais
Comportamento de final de vida útil, que não afete a imagem do produto no mercado
Tendo em vista estas observações previamente citadas, referentes a um amplo detalhamento que é possível organizar para realizar a avaliação do ciclo de vida de um produto, facilita a compreensão de que o sistema tem um ótimo potencial para ajudar a manter um produto no mercado de forma satisfatória.
Em função dos pontos positivos que a ferramenta PLM pode trazer aos produtos e aos envolvidos, ocorre também em paralelo aspectos ligados a sustentabilidade, e a melhoria da preservação ambiental.
É possível encontrar literaturas abordando a PLM, dividida em mais fases.
Considerando a primeira correspondente ao desenvolvimento antes do lançamento, e a segunda fase ligada à introdução e disponibilização do produto para os consumidores.
A terceira fase de vida do produto, seria a aceitação deste no mercado, e posteriormente a quarta fase, aparece representada pelo melhor momento de estabilidade, no auge de vendas deste.
A quinta fase então pode ser representada por aspectos ligados ao fim de vida útil do produto, com o declínio do desempenho, e o fim das possibilidades de uso.
Para buscar uma boa leitura com mais informações sobre o tema, fica a dica do livro de título “Product Lifcycle Management for Society”.
Imagem: Capa do livro “Product Lifcycle Management for Society”.
Visualizações 0