Poluição sonora – Saiba mais sobre este problema que também prejudica a fauna mundial.

Por: Airton Noé Araujo da Silveira. ( Eng. Ambiental )

24/11/2022

A poluição sonora é representada pela presença de altas emissões sonoras indesejadas em determinado ambiente.
Este tipo de poluição, pode ser causada por diversos tipos de fontes, incluindo indústrias, ferramentas elétricas, veículos motorizados, aparelhos de som, aeronaves, locais de construção civil, boates, aglomerações de pessoas em eventos, entre outros.
Podemos dividir a poluição sonora em dois tipos distintos, como por exemplo, a que vem de fontes naturais, e também a que é produzida artificialmente por ações humanas.
A poluição sonora de fontes naturais, é aquela proveniente de fenômenos naturais, como trovões, chuva, vento e tempestades. E a poluição sonora mais representativa atualmente, é a de origem antrópica.
Um fator que contribuiu consideravelmente com o aumento da poluição sonora, foi a revolução industrial, ocorrida no período de 1760-1840, pois trouxe um aumento no número de empregos e o crescimento da população em grandes cidades.
Neste contexto social, as fábricas começaram a exercer altas produções, e com isso, foram produzindo também muito barulho, o que levava vários operários a desenvolverem problemas de audição.
A Revolução Industrial e a evolução da sociedade, ocasionaram o grande crescimento populacional, gerando as grandes cidades.
Consequentemente as grandes cidades, com o aumento de moradias, indústrias, e outras diversas estruturas sociais cada vez mais próximas, foram acentuando a geração de ruídos e altas emissões sonoras, de forma prejudicial à saúde humana e a dos animais.
A combinação da intensidade do barulho, e a sua constância, compõe um fator que representa algo muito nocivo para o nosso sistema auditivo, e pode representar a perda da audição conforme for afetando o organismo.
Conforme após iniciar a Revolução Industrial, o rápido crescimento das cidades, causou um aumento crescente no número de indivíduos expostos a altos níveis de barulho.
A sociedade vem demonstrando recentemente, uma certa preocupação com a poluição sonora, e isso é possível perceber como por exemplo, em certas localidades, a lei vem sendo cumprida e fiscalizada para coibir a emissão de algumas fontes, como a de origem automotiva.
A poluição sonora é uma preocupação crescente em muitas partes do mundo. 
Pode ter um impacto negativo na saúde pública, e no meio ambiente, prejudicando os animais em função de gerar problemas auditivos e outras diversas possíveis consequências que afetam as suas vidas.
As consequências da poluição sonora não se limitam somente aos problemas auditivos, pois podem influenciar também na geração de doenças relacionadas pelo sono prejudicado, aumento de irritabilidade, ansiedade, pressão alta e transtornos psicológicos.
Os problemas auditivos em humanos em função da industrialização, é um problema que ocorre há muito tempo, e é mais fácil de perceber em grandes cidades também nos dias atuais. 
Porém nem sempre percebemos o que significa este tipo de poluição para os animais.
As consequências da poluição sonora para os animais, pode representar além de problemas auditivos, outros graves efeitos como por exemplo, desorientação, falta de apetite, afetando processos de reprodução que envolve a comunicação, e até a morte.
Algumas espécies de aves, que utilizam os mais variados tipos de cantos, para localizarem parceiros para a reprodução, e demonstrar algum vínculo social entre as espécies, são prejudicadas em função da geração da poluição sonora urbana.
Algumas espécies de aves que voam em ambiente urbanos, podem se desorientar facilmente, em função de repentinas emissões sonoras de altas intensidades, e isso pode prejudicar a vida destes animais.
O barulho também pode afetar os padrões migratórios de determinadas aves, em função que altas emissões sonoras podem assustar os animais e representar alguma ameaça para a espécie.
Em função das aves mudarem repentinamente as suas rotas migratórias de costume, pode acontecer destes animais não encontrarem os ambientes que tinham previstos para serem fontes de abrigo, alimentos e locais adequados para a reprodução.
Animais domésticos também podem sofrer muito com a poluição sonora, em função da maior sensibilidade auditiva que eles possuem.
Efeitos de buzinas, industrias e fogos de artifícios, são exemplos de potenciais fontes sonoras que são prejudiciais aos animais domésticos.

Os cientistas testaram as habilidades da espécie tentilhões-zebra com uma “bateria de tarefas de forrageamento (busca de alimentos)”, na presença ou ausência do ruído.

Eles descobriram que o som dos automóveis diminuía a capacidade dos pássaros de encontrar comida.

Os resultados, publicados na revista Proceedings B, sugerem que a poluição sonora tem “consequências até então não consideradas para a vida selvagem”.

Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/geral-55926934

A alta intensidade de determinados ruídos, pode causar dor nos ouvidos dos animais, e sensações de susto, aumento de batimentos cardíacos, e pânico em determinados casos que pode até levar à morte.
O desempenho sexual de algumas espécies de animais, também pode ser afetado em função de viverem em locais de muito barulho, por não se sentirem bem, não conseguem interpretar o ambiente como propício para a reprodução.
Conforme as cidades avançam cada vez mais, consumindo os ambientes naturais, os habitats afetados vão perdendo a tranquilidade em função da proximidade de fontes geradoras de poluição sonora.
Altas emissões sonoras, também podem prejudicar algumas espécies de animais, no contexto de identificação de presas, e também para localizarem seus predadores.
Spread the love

2 comentários em “Poluição sonora – Saiba mais sobre este problema que também prejudica a fauna mundial.”

  1. Alvorada Guaiba .
    Loja som automotivo som alto desrespeito total.
    Por lei a prefeitura não poderia liberar alvará, pois fica ao lado de uma escola é bairro residencial .
    Brigada , prefeitura não tomam providências.

    1. Olá. Tudo bem? Seria interessante gravar um vídeo da situação, para poder encaminhar com instituições locais de comunicação, e servir de base para cobrar fiscalização e medidas cabíveis. Seria uma forma de tentar resolver. Com uma prova de vídeo, acredito que fiscalizações locais, teria mais obrigação de agir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *