Por: Airton Noé Araujo da Silveira. ( Eng. Ambiental )
16/10/2022
Os resíduos de materiais orgânicos são um ótimo recurso para reciclagem, e os cabelos estão entre estes materiais que são gerados em grandes quantidades, e que as vezes nem percebemos o seu potencial.
O processo de usar o cabelo para fazer novos produtos também é chamado de “upcycling”, que é um termo utilizado para reaproveitamento, mais usado na indústria da moda.
Os benefícios de reciclar quantidades de cabelos, estão ligados a possibilidade de reduzir as quantidades de resíduos em aterros sanitários e nos nossos oceanos.
Também há a possibilidade de criação de novos materiais mais sustentáveis para uso na fabricação de novos produtos.
A reciclagem de materiais orgânicos é o processo de conversão de resíduos orgânicos em produtos utilizáveis. Os materiais orgânicos incluem resíduos de alimentos, papel, têxteis, etc.
O processo de reciclagem de material orgânico é benéfico tanto para o meio ambiente quanto para a economia. Reduz as emissões de gases de efeito estufa e também cria empregos na indústria.
A reciclagem de material orgânico pode ser feita em pequena ou grande escala, dependendo da quantidade de resíduos orgânicos com que uma empresa tem que lidar.
Este processo de reciclagem de materiais orgânicos, também pode servir para atender uma necessidade de transformar resíduos em algo novo.
Convertendo assim os resíduos orgânicos em produtos reutilizáveis e com novas aplicações.
O processo de reciclagem utiliza uma variedade de métodos para reciclar plásticos, papel e outros materiais. Pode ser feito à mão ou à máquina, dependendo do tipo de material a ser reciclado.
Para os resíduos de cabelos, não é diferente, dependendo das quantidades geradas podem ser processadas em máquinas, ou manualmente, conforme cada aplicação e necessidade.
Os resíduos de cabelo são uma parte inevitável da indústria da beleza. É resultado de penteados, cortes, colorações, e pode ser encontrado em qualquer salão ou barbearia.
O problema desse tipo de resíduo é que, aparentemente ele não pode ser reciclado, então acaba indo para o aterro sanitário com os demais resíduos diversos.
Isso pode levar à poluição devido à liberação de produtos químicos nocivos, que podem estar presentes em cabelos coloridos artificialmente, e aumentar a geração de gases decorrentes do aumento das quantidades de materiais orgânicos a serem degradados.
Existem no mercado, lixeiras que podem ser destinadas para resíduos de cabelo em salões, que comprovadamente ajudam a reduzir a poluição ambiental.
Essas lixeiras também são uma boa maneira, dos salões anunciarem os seus serviços e aproveitarem no marketing, e se promoverem como empresas ecologicamente corretas.
A quantidade de cabelo deixada no chão, é um problema sério para esses salões e barbearias.
Pode causar problemas de saneamento, ajudando a entupir canalizações e ralos, bem como problemas ambientais de acúmulos em locais inadequados.
Existem muitas maneiras de coletar esse cabelo, mas a maioria delas não é muito prática ou eficiente.
O cabelo é uma parte natural do nosso corpo que perdemos regularmente. Em casa, podemos dar atenção a estes resíduos, e pelo menos não deixar estes materiais irem para o ralo.
É interessante juntar os restos de cabelos, e pelo menos destinar nas lixeiras de orgânicos da residência.
A melhor maneira de resolver esse problema, para os grandes volumes de resíduos de cabelos, é a utilização de lixeiras especiais nos salões e barbearias, para que possam ser usadas especificamente para a coleta de resíduos de cabelo.
As lixeiras são apenas o primeiro passo, e para atender um ciclo mais sustentável para estes resíduos, é necessário inovar e uma forma de buscar isso, é procurar estruturar parcerias com empreendedores que possam auxiliar na coleta e aproveitamento destes recursos.
Salões de cabeleireiro são o tipo mais comum de salão de beleza no mundo. Eles são frequentemente encontrados em shoppings, supermercados e outros pontos de venda.
A reciclagem de salões de beleza é um processo que deve ser levado em consideração por todos os salões de cabeleireiro.
As normas de ambiente e higiene devem ser levadas em consideração para que o salão atenda a essas regulamentações.
Esses fatores se tornaram cada vez mais importantes para a sustentabilidade e inovação nos salões de cabeleireiros modernos.
Até pouco tempo atrás, a reciclagem limitava-se apenas ao papel, metais e papelão. Mas agora mais e mais pessoas estão reciclando todo o tipo de resíduos, e entre estes está também os cabelos.
Os salões de beleza podem fazer parte neste processo, fornecendo aos seus clientes o suporte para promover a reciclagem e reaproveitamento de cabelos.
Esta é uma tendência de reciclagem, e acaba influenciando para criação de um novo padrão para salões de beleza, que atendem um público mais interessado em questões ambientais.
Casos reais de aproveitamento de cabelos
Tapetes de cabelos, para remoção de óleo.
No vídeo a seguir, que foi produzido pela BBC, é possível ver como que o aproveitamento de resíduos como cabelos, pode contribuir com o meio ambiente.
Neste exemplo a seguir, podemos ver onde são produzidos tapetes a partir do cabelo cortado em um salão de beleza no País de Gales, onde a proprietária Adele Williams, percebeu o potencial deixado no chão do salão, e colocou em prática novos procedimentos em relação aos seus resíduos.
A proprietária do salão, recolhe o cabelo e depois processa estes em uma máquina adquirida por meio da ONG americana Matter of Trust.
O cabelo serve de matéria prima para confecção de um tipo de tapete, bastante semelhante a um capacho.
Estes tapetes confeccionados com cabelos humanos, são posteriormente utilizados por voluntários que utilizam estes para remoção de óleo provenientes de vazamentos de navios no mar, como por exemplo os que se deslocam para as praias.
A ideia original veio de um barbeiro americano enquanto assistia na TV ao vazamento do Exxon Valdez, no Alasca, em 1989 — e notou que, se o cabelo precisa ser lavado com xampu, é porque é capaz de reter substâncias oleosas.Fonte: BBC
Revestimentos de parede com cabelos
Uma empresa que comercializa revestimentos de parede, chamada Beleza Verde, utiliza microfibras de cabelo na composição de seus produtos.
Desta forma, a empresa substitui a fibra sintética de polipropileno que era anteriormente utilizada nestes modelos de revestimentos cimentícios para paredes.
Imagem: Revestimento de parede que contém cabelos em sua composição.
Fonte: Loja Beleza Verde
Salão cria puffs com cabelo e PET reciclado na Suécia
Um salão localizado na Suécia, chamado Vastra Sandgatan, desenvolveu um puff onde o seu interior é preenchido com os restos de cabelos.
O plástico que compõe a parte externa do puff, é feito com resíduos de garrafas PET.
Imagem: Puffs confeccionados com enchimento de cabelos, e plástico reciclado de PET.
Fonte: Exame
Visualizações 85
Achei muito interessante esta informação sobre reciclar cabelo e gostaria de fazer este processo em minha cidade!
Olá. Tudo bem?
Fico muito feliz quando os conteúdos do site podem ajudar as pessoas e o meio ambiente de alguma forma.
E parabéns pela iniciativa e interesse, que dependendo da situação, volumes gerados, e possíveis fornecedores destes resíduos, pode ser uma ótima oportunidade de criar parcerias, e até mesmo um negócio próprio.Aconselho a verificar se há concorrência instalada em sua região, veja se consegue fechar parcerias, identifique possíveis compradores de itens confeccionado com materiais semelhantes, e avalie uma estratégia de coleta, produto alvo inicial, e se tem mercado em sua região. Se tiver alguma dúvida, e precisar, entre em contato sem problemas: https://www.ambientamais.com.br/contato/
Oi. Bom dia Solange. Estou no curso de cabeleireiro. Do Senac estou fazendo um projeto integrador. Que fala justamente sobre a reciclagem de cabeça. Como posso entra em contato com vc e saber mais sobre este assunto
Olá. Tudo bem?
Pode usar também o contato: ambientamais@gmail.com
Além das opções de reciclagem comentadas em https://www.ambientamais.com.br/reciclagem-de-cabelo/ , temos também algumas outras opções a explorar, como utilização de sobras de cabelos em artesanato como enchimento de bonecos e mini perucas para estes, temos também a opção de criação de parceria com algumas fábricas de pincéis.
Verifique se na sua região tem alguma empresa que possa fazer uma parceria para utilizar este material como matéria prima, como estofarias, artesãos, entre outros.
Recomendo seguir em frente e buscar a melhor destinação possível e acessível em sua região, e quem sabe criar uma destinação inovadora para estes resíduos. Boa sorte, e qualquer coisa entre em contato.
Fantastic goods from you, man. I have keep in mind your stuff
previous to andd you are simply too great. I actually llike what you’ve got here,
really like what you are sqying and the way in which through which you
asssert it. You are making it entertaining and you continue to take
care of too krep it wise. I can’t wait to read much more from you.
This is really a wonderful site.