Descarte irregular de resíduos e o novo Ecoponto em Venâncio Aires – RS

Imagem: Descarte irregular de resíduos próximo ao trevo de acesso ao Bairro Coronel Brito em Venâncio Aires. Fonte: Airton Noé Araujo da Silveira.

 

Por: Airton Noé Araujo da Silveira. (Eng. Ambiental)

O descarte de resíduos em locais inadequados, é um problema que todas as cidades brasileiras enfrentam, de acordo com cada realidade e proporção, e além da poluição visual causada pela disposição em locais inadequados, causa inúmeras outras formas de poluição ao meio ambiente.

Em Venâncio Aires não é diferente, e ainda ocorre no munícipio, o descarte de resíduos em alguns locais onde a população não tem a preocupação de buscar o descarte em locais mais indicados, ou dispor os resíduos de forma mais adequada para o acesso dos caminhões da empresa que coleta dos resíduos no município.

Observando alguns trechos da cidade, como nas proximidades da RSC 453, temos uma triste realidade, e que é relevante abordar como nas imagens a seguir, para uma breve reflexão. Fonte: Google Earth Pro

Resíduos descartados de forma irregular na margem de um pequeno córrego, próximo a RSC 453,  no “Trecho A” . Fonte: Airton Noé Araujo da Silveira.

O problema principal não é a falta de coleta de resíduos, pois a cidade possui tal serviço, para boa parte dos resíduos que são gerados, e que poderiam ser encaminhados de forma mais adequada para destinação. O problema se estende no âmbito social que abrange uma pequena parcela da população em geral, que não tem consciência de promover o descarte dos seus resíduos gerados, de forma que seja menos nociva ao meio ambiente.

Resíduos na margem da RSC 453,  ao longo do “Trecho A” . Fonte: Airton Noé Araujo da Silveira.

Em trechos observados, como na RSC 453, que faz divisa entre os Bairros Brands, Macedo, e Coronel Brito, é possível encontrar o descarte inadequado de diversos tipos de resíduos, na beira do asfalto, e bordas de trechos com o restante de matas locais, nas quais também há ocorrência de pequenos córregos.

Outro ponto no “Trecho A”, que é possível encontrar a poluição urbana entrando em um córrego. Fonte: Airton Noé Araujo da Silveira.

A disposição dos resíduos nas margens de córregos potencializa a poluição dos recursos hídricos do município, já que contamina diretamente a água, diminuindo a qualidade desta que se desloca ao rio mais próximo e ao lençol freático. Quanto mais poluído for o rio, mais caro vai se tornando o processo de tratamento de água, e lembrando que a prática de obtenção de água de poços artesianos, vem sendo cada vez mais colocada em risco, pois já que estas águas recebem cargas diretas de contaminantes, e que nem sempre a população faz algum tratamento antes do consumo desta.

Terreno próximo a trevo de encontro da Rua Sete de setembro com a RSC 453, ainda no “Trecho A”. Fonte: Airton Noé Araujo da Silveira.

Uma iniciativa que está de parabéns, e que vem para ajudar muito no aspecto do descarte adequado de resíduos no município, é a criação do Ecoponto, e que foi divulgada a notícia no site da prefeitura que está em funcionamento o local, no final de dezembro de 2021, para o descarte dos materiais que os caminhões de coleta não conseguiam coletar. Agora resta torcer para que a população faça bom proveito da disponibilidade do local e busque o melhor aproveitamento possível deste recurso.

Acesso ao Ecoponto, no Bairro Aviação, em Venãncio Aires. Fonte: Sibéli Tatiane Hansel.

A importância de um local próprio para descarte de resíduos, além de evitar que este material seja descartado diretamente poluindo o meio ambiente, é que também proporciona a possibilidade de triagem para possibilitar a reciclagem do que for possível.

“Descarte de eletrônicos, vidros, móveis, pneus e podas que não podem ser depositados em containers, nem são recolhidos pelo caminhão de lixo, agora tem um local correto para destinação em Venâncio Aires. Junto ao pátio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (SISP), a Prefeitura abriu o chamado Ecoponto, um local para depósito dos resíduos não comuns ao recolhimento doméstico. De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, o público poderá levar seus materiais para descarte, com entrada pela rua Duque de Caxias, ao lado do Condomínio Pôr do Sol. De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Nelsoir Battisti, que esteve visitando o local com o prefeito Jarbas da Rosa, “um servidor será responsável por ajudar a população e separar cada item para seu destino correto. O objetivo é que os materiais sejam encaminhados às empresas de reaproveitamento de resíduos”, destaca. Jarbas da Rosa ressaltou que a iniciativa é mais uma ação de proteção ambiental e limpeza da cidade, já que muitos resíduos eram abandonados de forma irregular em terrenos e outros misturados com o lixo doméstico.”

Fonte: Site da Prefeitura de Venâncio Aires, em publicação de 30/12/2021

Os resíduos urbanos dispostos diretamente na natureza, também promovem prejuízo a fauna local, que inúmeras vezes tentam se alimentar de materiais que artificiais e acabam morrendo em consequência disso. Além de outras situações que a fauna enfrenta, como por exemplo, situações que animais se prendem ou se machucam devido ao contato com estes resíduos urbanos.

Móveis e outros tipos de resíduos encontrados no “Trecho B”, no Bairro Macedo. Fonte: Airton Noé Araujo da Silveira.

Observando algumas imagens de locais poluídos com o processo do descarte inadequado de resíduos, e o descaso de alguns indivíduos em relação ao descarte do próprio lixo gerado, é possível perceber a importância do processo de conscientização da comunidade em geral.

Resíduos encontrados em área verde no “Trecho C”, no Bairro Macedo. Fonte: Airton Noé Araujo da Silveira.

Por isso devemos buscar promover também a divulgação de boas iniciativas que colaborem com a promoção da preservação do meio ambiente próximo a nós, pois é uma forma simples e acessível que podemos contribuir fazendo a nossa parte.

Spread the love

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *