Telhados verdes – Veja as principais vantagens e desvantagens do sistema.

16/05/2022

Por: Airton Noé Araujo da Silveira. (Eng. ambiental)

 

Telhados verdes

 

O telhado verde é uma grande tendência da arquitetura sustentável no mundo.

Resumidamente, os telhados verdes são estruturas construídas sobre edificações, geralmente elaborados com camadas de gramas superficiais, e que cobrem a superfície do telhado de residências.

Esta vegetação deve ser empregada em uma camada de terra, que deve ficar sobre camadas impermeabilizantes, e também camadas para drenagem da água da chuva.

Se voltarmos nosso olhar para o que a natureza adaptou e desenvolveu sabiamente ao decorrer de milhares de anos, vamos ver inúmeras alternativa para os mais diversos problemas que tenhamos que resolver.

O telhado verde é uma destas alternativas de utilizar alguns recursos naturais, em nossas residências.

Alguns dos conceitos que visam buscar soluções que se baseiam na própria natureza, para resolver problemas e melhorar o convívio dos seres humanos com o planeta, são forma de tentar recorrer a métodos menos agressivos e que tenham menores impactos.

O próprio contexto das diretivas que compõe as ODS da ONU, que são os objetivos de desenvolvimento sustentáveis, busca lembrar de soluções para o desenvolvimento sustentável, que sejam mais amigáveis com o planeta, considerando o que a própria natureza também pode ajudar.

 

Imagem: Telhado verde com combinações de várias espécies vegetais.

Fonte: Decor Fácil

 

Funcionamento do telhado verde

 

O telhado verde é composto por sete camadas de diferentes materiais responsáveis ​​por manter a absorção adequada da água da chuva, a troca de calor e a sobrevivência das plantas.

A primeira camada é a própria laje ou telhado.

Coloque uma membrana de impermeabilização para evitar que o telhado se molhe.

A terceira camada é uma barreira para as raízes. Esta etapa do processo é importante para evitar que as raízes das plantas danifiquem a estrutura do telhado.

Em seguida é a camada de drenagem. Essa camada garante que todo o excesso de água da chuva seja drenado adequadamente, evitando inundações estruturais, apodrecimento das plantas e, claro, a infiltração de água no interior da habitação.

Após o sistema de drenagem está o tecido permeável que permite a colocação do solo, e por fim uma camada de substrato de cerca de sete a oito centímetros.

Nesta fase, o telhado está pronto para receber a vegetação que foi selecionada.

Imagem: Exemplo do composição de um telhado verde.

Fonte: Earth Pledge

 

Considerações a observar

 

Métodos mais naturais que se tem disponível para se aproveitar, são recursos que devemos considerar, em momentos em que se deseja planejar muitos projetos, para que possamos obter resultados mais sustentáveis.

Medidas e atitudes mais sustentáveis, são fatores que auxiliam para minimizar efeitos negativos para o clima global.

Nem sempre as soluções baseadas na natureza são mais efetivas ou de custo mais viável.

Porém deixa o alerta para que se repense neste viés, e que também seja considera esta alternativa, ou combinações entre soluções naturais e artificiais, para se buscar equilíbrio e minimização de impactos.

É interessante mencionar os dois lados da situação, que nem sempre se tem o melhor recurso disponível para interagir de forma mais econômica, em determinados projetos.

Um aspecto muito importante que é o de conservação de ecossistemas, pode servir para proporcionar uma melhor compreensão de como se encaixa os telhados verdes em determinados ambientes, e de como eles podem contribuir.

Tecnologias que utilizam organismos vegetais para a filtração de águas residuais, que são aplicadas em filtros biológicos, também podem ser adaptadas para aplicações em telhados verdes.

Desta forma a vegetação auxilia na filtração da água da chuva, que pode ser canalizada para reaproveitamento.

Para alcançar o desenvolvimento sustentável, é fundamental de que a sociedade atenda as necessidades, de se adequar considerando as áreas verdes necessárias, para buscar o melhor equilíbrio com o meio ambiente, na medida do possível.

Conforme o consumo insustentável de árvores, para erguer as grandes cidades, ocorre um acentuado desequilíbrio ambiental nestas regiões. Tanto para a flora, quanto para a fauna local.

No caso das cidades, os telhados verdes são usados ​​e obrigatórios em algumas partes do mundo por causa dos benefícios que geram.

Imagem: Telhado verde cobrindo totalmente uma residência.

Fonte: Decor Fácil

Em alguns países, os telhados verdes se tornaram parte das políticas públicas, que oferecem incentivos fiscais para quem os usa, como impostos verdes sobre a propriedade.

O uso de telhados verdes pode ser usado como forma de reter a água da chuva, filtrar poluentes do ar e reduzir a poluição sonora em épocas de chuvas fortes.

Uma pesquisa da USP, feita pelo geógrafo Humberto Catuzzo, descobriu que o telhado verde, por funcionar como um isolante térmico, pode diminuir a temperatura em até 5,3º em relação a um prédio com concreto na laje, além de aumentar a umidade do ar em 15,7%.

Outro estudo, feito no Canadá, estimou que um telhado verde reduz, no verão, o gasto com ar-condicionado em até 75%, sem deixar a casa mais fria no inverno.

Fonte: Jornal do Trem

Antes de instalar um telhado verde, é interessante observar e prever como será o acesso a este local, para casos de manutenção desta parte da residência.

Questões como segurança e fácil acesso, são muito importantes para assegurar uma maior tranquilidade com a implementação deste tipo de telhado.

Apesar de haver algumas desvantagens na utilização de telhados verdes, ainda sim, há mais vantagens se considerarmos todo o contexto.

 

Podemos citar algumas vantagens do uso de telhados verdes:

 

– Melhora o isolamento térmico da residência

– Diminuição de ilhas de calor nas cidades

– Resfriamento de telhados por evaporação.

– Melhora a eficiência energética, no uso de ar condicionado que consumirá menos energia.

– Isolamento acústico

– Ajuda na retenção de gás carbônico, e auxilia na produção de oxigênio com as plantas, melhorando a qualidade do ar.

– Regulação da drenagem pluvial.

-Possibilidade de criar hortas no telhado.

– Amplia ambientes para a fauna, como por exemplo insetos e aves.

– Aumento de biodiversidade e reequilíbrio ambiental.

– Criação de espaços naturais e agradáveis para valorizar o imóvel.

-Pode armazenar a água da chuva.

 

 

Podemos citar algumas desvantagens do uso de telhados verdes:

 

-Altos custos para a implementação inicial.

-Custos com manutenção em determinados casos.

-Risco de umidade e infiltrações em casos de impermeabilização mau realizada.

-Maior gasto energético para a criação de materiais para a instalação.

-Exige cuidados com o vento e com o fogo.

-Falta de profissionais qualificados para trabalhar com esta tecnologia.

-Exige uma estrutura mais reforçada para aguentar o suporte e a vegetação.

 

 

 

 

Spread the love

4 comentários em “Telhados verdes – Veja as principais vantagens e desvantagens do sistema.”

  1. דירות דיסקרטיות בחיפה

    Can I simply say what a comfort to find someone that actually understands what theyre discussing on the net. You actually realize how to bring a problem to light and make it important. More and more people really need to read this and understand this side of your story. I was surprised that youre not more popular since you definitely possess the gift.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *