Fonte: Ciclovivo
6/06/2021
Equipamento criado por indiano soluciona falta de acesso a dois serviços básicos ao mesmo tempo.
Milhões de pessoas ao redor do mundo não têm acesso à agua potável, saneamento básico e rede elétrica.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, o fornecimento de água e energia têm aumentado, mas ainda não é suficiente para que todos possam viver com saúde e dignidade.
A Índia é um dos países onde a falta de acesso a serviços básicos compromete a qualidade de vida da população.
Mais do que acesso à água, é necessário água limpa para o consumo humano.
A boa notícia é que Madhu Vajrakarur, um jovem engenheiro eletricista indiano, desenvolveu um projeto que pode ser a solução de dois grandes problemas: a falta de energia elétrica e água potável.
Madhu criou uma turbina eólica que produz eletricidade e água para o consumo humano aproveitando o vento e a umidade do ar.
A turbina “dois em um” produz diariamente cerca de 30KW e até 100 litros de água potável.
Com isso é possível atender a demanda elétrica de cerca de 25 casas da região. Há 16 anos o jovem inventor vem trabalhando neste projeto para produzir água e energia com um único equipamento.
Como funciona?
A eletricidade produzida pela turbina alimenta todo o seu sistema.
No centro do equipamento está um respirador, através do qual o ar passa. O ar é resfriado com o uso de um compressor de refrigeração, transformando o vapor em água líquida.
A água é então enviada para tanques de armazenamento e passa pelos processos de filtragem e purificação.
O projeto já foi enviado para a avaliação das autoridades locais e Madhu aguarda a aprovação de um investimento para sua produção.
A invenção já foi inclusive mencionada por Narendra Modi, primeiro ministro da Índia. Esta tecnologia pode fazer a diferença nas regiões mais pobres do país, especialmente nas zonas onde há maior incidência de ventos.
Além de ajudar a levar água e eletricidade para quem não tem, pode ser uma boa alternativa para que residências e estabelecimentos comerciais economizem nas faturas de luz e água.
Fonte: Ekkogreen:
A inspiração da turbina eólica caseira
Madhu conta que construir uma turbina eólica era seu sonho desde o ensino médio, quando estudou sobre o assunto.
Ele conta que, naquela época, não tinha experiência ou tecnologia para fazer um de verdade, mas fazia modelos utilizando papelão para exposições de ciências organizadas na escola.
Mas no segundo ano da faculdade, Madhu aprendeu a fazer redes de energia solar e postes de luz automáticos, o que lhe deu o conhecimento prático para trabalhar com essa tecnologia.
Imagem: Turbina eólica de Madhu. Fonte: Ekkogreen
“Em outubro de 2020, o primeiro-ministro Narendra Modi em sua sessão Mann Ki Baat falou sobre moinhos de vento que podem gerar água e também explicou como essas turbinas eólicas são implantadas em outros países. Isso me inspirou a fazer um. Assistindo a vídeos no Youtube, aprendi mais sobre como fazer uma turbina eólica que pode gerar água e eletricidade. Fiz desenhos do design, peguei a matéria-prima necessária e comecei a fazer ”, relembra o estudante.
Funcionamento
A turbina eólica tem 4,5 metros de altura e funciona, primeiramente, coletando a umidade da atmosfera. Após coletada, ela é direcionada por um tubo de cobre (como os usados em geladeiras), e por fim chega a um filtro de três estágios.
A umidade do vento é direcionada para a estrutura das turbinas eólicas usando um soprador colocado na parte de trás do ventilador.
Uma vez que o ar frio vai para o quadro longo, a umidade é direcionada para o compressor de resfriamento que condensa o ar em água.
“Após isso, a água é então direcionada através de tubos de cobre para um filtro de três estágios com filtros de membrana, filtros de carbono e filtros UV para coletar quaisquer partículas de poeira presentes. Por fim, o acesso à água limpa é feito por meio de uma torneira colocada na moldura”, explica.
Madhu ainda acrescenta que a água também é coletada em um tanque externo com capacidade de 40 litros.
A turbina eólica caseira é conectada a um inversor com capacidade de 30 quilowatts e pode ser usada para alimentar ventiladores, luzes e plug-points.
Acabamento
A turbina eólica foi feita com tubos de plástico, barras de ferro e alguns outros elementos que Madhu comprou online.
Ele começou a fabricar a turbina na primeira semana de outubro de 2020 e a terminou em 15 dias.
Ele recebeu ajuda de soldadores para fazer o ventilador e seus amigos o ajudaram a implantar a estrutura. Custou-lhe um total de Rs 1 lakh, fornecido por seus pais e com suas próprias economias.
Visualizações 6
mais detalhes
Agradecemos o comentário, e informo que complementamos o post.